Nasce em São Cristóvão o primeiro bebê da rede municipal de Saúde

Aos 22 minutos de 2016, a jovem Jessica Fernanda Baptista Linhares, de 19 anos, ganhou um presente especial de Ano Novo: ela deu à luz Yasmin Vitória, o primeiro bebê nascido na rede municipal de Saúde. A menina nasceu de parto normal no Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, com 2,99 kg e 51 centímetros.

“Eu fiquei muito emocionada. Eu já desconfiava de que ia nascer na virada, até comentei com minha mãe.Foi uma felicidade quando ela nasceu. Peguei a Yasmin no colo, estamos juntas. e agora é só alegria”, contou, Jessica. A nova mamãe de 2016 ganhou da Secretaria Municipal de Saúde uma bolsa do Programa Cegonha Carioca, do qual a jovem faz parte.

Desde sua implantação, o Programa Cegonha Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, já beneficiou cerca de 179 mil mulheres em toda a cidade. Por meio deste programa, as gestantes podem visitar com antecedência as maternidades onde terão seus filhos e recebem um kit com roupas para os recém-nascidos. Além disso, as gestantes contam com uma ambulância exclusiva para levá-las até a maternidade na hora do parto. Mais de 52 mil mulheres já foram beneficiadas pelo Transporte Cegonha.

O programa é um projeto pioneiro, que ampliou o atendimento oferecido às gestantes da cidade, além de estimular a realização do pré-natal completo e diminuir as complicações evitáveis. O Cegonha Carioca preconiza a humanização do atendimento com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar o pré-natal.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *