Núcleo de Inovação Tecnológica da Fiocruz completa 30 anos

Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação completa 10 anos

O debate sobre os desafios da gestão da propriedade intelectual, da transferência de tecnologia e da inovação na era do conhecimento e uma apresentação dos principais marcos da atuação da Fiocruz através de seus Núcleos de Inovação Tecnológica são as duas principais atrações programadas para o dia 28 de setembro, a partir das 9 da manhã, no Museu da Vida, campus Fiocruz Manguinhos.

A mesa redonda: ‘Desafios da Gestão da Propriedade Intelectual e da Inovação em uma Instituição Pública de Pesquisa’ será coordenada pelo presidente da Fiocruz, Paulo Ernani Gadelha e contará com as palestrantes internacionais Isabelle Buckle, vice-presidente executiva de transferência de tecnologia e parcerias industriais do Instituto Pasteur e Beatriz Amorim, diretora do escritório regional para América Latina e Caribe da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, e da palestrante Elisabeth Ritter, diretora do escritório de Transferência de Tecnologia da PUC/RS.

O público poderá participar do debate, através de perguntas e considerações. O objetivo é discutir os desafios da transformação de resultados de pesquisa em produtos e serviços para o setor saúde, no contexto da atuação das instituições públicas de pesquisa e desenvolvimento para o fortalecimento do Sistema Nacional de Inovação em Saúde.

Na parte da tarde, será apresentada a Linha do Tempo dos 30 anos de atuação, com os principais marcos e homenagens tanto para os gestores quanto os inventores, pesquisadores ou personagens que vem fazendo a história da tecnologia gerada pela Fiocruz.

Uma exposição com as patentes depositadas e concedidas no Brasil e no exterior; o lançamento de um Guia com ações preventivas em gestão tecnológica e da inovação; uma vitrine com os produtos e protótipos gerados na Fiocruz e informações detalhadas sobre a atuação dos 20 NITs do Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação completam a atividade comemorativa.

As inscrições são gratuitas, no site www.fiocruz.br/vppis/gestec, sujeito a lotação do auditório.

Programação: 30 anos Gestec e 10 anos Sistema Gestec-NIT
Local: Museu da Vida – Fiocruz, Av. Brasil, nº 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ.
Horário: das 9:00 às 17:00

9:00 às 12:30 min: Mesa redonda: Desafios da Gestão da Propriedade Intelectual e da Inovação em uma Instituição Pública de Pesquisa
unnamed (3)Coordenador: Paulo Gadelha, presidente da Fundação Oswaldo Cruz

Palestra 1: Contexto internacional da propriedade intelectual e os impactos para o setor de inovação em saúde

unnamed (4)Beatriz Amorim, Diretora do Escritório Regional para América Latina e Caribe da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)

Palestra 2: Experiência do Instituto Pasteur na transformação de resultados de pesquisa em produtos e serviços para a sociedade
unnamed (5)Isabelle Buckle, Vice-Presidente Executiva de Transferência de Tecnologia e Parcerias Industriais no Instituto Pasteur

Palestra 3: Contexto nacional da propriedade intelectual e os impactos para as ICTs
unnamed (6)Marli Elizabeth Ritter dos Santos, diretora do escritório de Transferência de Tecnologia da PUC/RS.

14:30 – 17:00 – Destaques dos 30 anos da Gestec e dos 10 anos do Sistema Gestec-NIT
– Apresentação da linha do tempo
– Homenagens aos parceiros e aos geradores de conhecimento na Fiocruz
– Lançamento do Guia de Ações Preventivas em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Informação Tecnológica para geradores de conhecimento (Versão impressa)
– Exposição com as patentes depositadas e concedidas no Brasil e no exterior
– Vitrine com os produtos e protótipos gerados na Fiocruz
– Informações detalhadas sobre a atuação dos 20 NITs do Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica

unnamed (7)Anfitriã: Maria Celeste Emerick, Coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz

 

Apoio:

 logobitmaplogo_faperj_cor

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *