Outubro Rosa: palestra sobre prevenção do câncer de mama movimenta o CRAS Alto

Equipe do CRAS Alto e usuários: orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde

Equipe do CRAS Alto e usuários: orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde

Uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama movimentou o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Alto nesta quinta-feira, 27. A enfermeira Roberta Costa, do Centro de Saúde Armando de Sá Couto, na Várzea, destacou a informação, a realização de consultas médicas e de exames de rotina e o autoexame como os principais aliados na prevenção e tratamento da doença, que atinge mulheres e homens.

É importante quebrar alguns tabus e entender que não é só nas unidades de saúde e nas escolas que nós devemos falar de câncer de mama, mas também nos CRAS, nas comunidades e em família”, destacou a palestrante, Renata Costa.

Esclarecimentos sobre os principais sintomas do câncer de mama e os cuidados de prevenção primária, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, entre outros, foram alguns dos assuntos abordados. E a principal recomendação foi a de procurar o médico ao perceber alguma alteração suspeita. “Não podemos deixar a nossa saúde para depois, precisamos nos cuidar”, alertou.

O público acompanhou a palestra com interesse, fazendo perguntas e tirando dúvidas. “Muitas coisas foram esclarecidas. A mulher precisa saber como se tratar. Tivemos muitas orientações boas”, enalteceu a técnica de enfermagem Marilene da Silva.

Segundo a coordenadora do CRAS Alto, Adriana Marques, a realização de palestras é uma rotina nos grupos de convivência familiar e de fortalecimento de vínculos da unidade. “Estamos sempre trocando informações com os nossos usuários e referenciados. E esse momento foi muito esclarecedor, para orientar as famílias e também para que elas repassem as recomendações recebidas aos amigos e familiares”.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *