Prefeitura forma turmas especiais para tratamento do tabagismo para os funcionários públicos municipais

A Secretaria M. de Saúde está formando turmas com horários especiais para tratamento do tabagismo aos funcionários públicos municipais, concursados e comissionados, através do Programa de Controle do Tabagismo. Para se inscrever, basta ligar para a Divisão de Programas, no telefone (21) 2743-1726, entre 9h e 16h, até o próximo dia 14.

Conforme a Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo de Teresópolis, Márcia Sayão, a iniciativa da Secretaria visa dar aos servidores municipais fumantes uma oportunidade para que larguem o cigarro. “Há funcionários que alegam não ter tempo para participar do Programa de Controle do Tabagismo. Então, vamos montar grupos somente de servidores, em horários alternativos, conforme a disponibilidade deles”, explicou Márcia.

A coordenadora ressaltou ainda que as inscrições para a população em geral também podem ser feitas pelo telefone 2743-1726, sendo que estão sendo realizadas entrevistas para o fechamento de grupos para iniciar o tratamento nos próximos dias.

“Durante a entrevista, passamos informações importantes para os fumantes e alguns deles já param de fumar neste primeiro contato. De qualquer forma, o programa tem encontros semanais durante três meses. A partir daí, a pessoa deve seguir com a fase de manutenção, com reuniões mensais e duração de um ano e meio, para evitar a recaída”. As reuniões acontecem na sede da Secretaria de Saúde, na Rua Júlio Rosa, 366, na Tijuca.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. O cigarro contém 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes. Além de câncer de pulmão, boca, faringe e estômago, o fumo pode acarretar problemas cardíacos e respiratórios, entre outras complicações.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *