Blog

Profissionais da SES participam de treinamento para avaliação de danos em unidades de saúde

Curso terá apresentação de experiências vividas em diferentes estados brasileiros. Encontro acontece em Friburgo

Com o objetivo de melhorar a capacidade de avaliação rápida da infra-estrutura das unidades de saúde em situações de desastre, profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) participam a partir desta terça-feira (28/08) de curso de Treinamento sobre Avaliação de Danos em Estabelecimentos de Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde.

O encontro será realizado de terça à quinta-feira (28 a 30/08), em Friburgo. A cidade foi escolhida em decorrência da experiência com as enchentes de 2011, que destruíram vários bairros da cidade e obrigaram a uma reação rápida e efetiva por parte dos serviços de saúde.

Serão abordados temas como as Políticas Públicas de Saúde para Desastres e Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SomaSUS). O segundo dia será voltado para o relato de experiências, com a apresentação de experiências bem-sucedidas de rápida avaliação de danos em diversas cidades brasileiras. Já o terceiro dia está reservado para o trabalho de campo, com a avaliação de um estabelecimento de saúde local. 

O treinamento terá a participação de 35 técnicos especialistas no tema, entre profissionais de vários estados brasileiros e convidados de Uruguai, Venezuela e Peru. Quatro profissionais da SES participam do treinamento.

– Este curso é importante pois fornece uma ferramenta para preparar o gestor para poder avaliar rapidamente o retorno dasações de saúde após um desastre. A ideia é melhorar a capacidade de resposta e de restruturação dos serviços, caso seja necessário, retomando rapidamente as atividades de saúde – avalia a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Hellen Miyamoto.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.