Profissionais que trabalham com o público devem atualizar caderneta de vacinação

Devido à Copa do Mundo, contato com turistas será intensificado

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os profissionais que lidam diretamente com o público atualizem a caderneta de vacinação. A orientação é que seja intensificada, em especial, a imunização contra o sarampo, pois o vírus desta doença ainda circula, principalmente nos países dos continentes europeu e asiático.

O Ministério da Saúde frisa que apesar do vírus do sarampo ter sido eliminado do Brasil há mais de dez anos, ainda surgem novos casos da doença, trazido por pessoas que viajaram ao exterior. Por isso, a importância de reforçar a vacina, principalmente, antes da Copa do Mundo no país. Os profissionais devem tomar uma dose de vacina tríplice viral que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. A orientação ocorre devido à realização da Copa do Mundo no Brasil, ocasião em que o fluxo de turistas irá aumentar consideravelmente no país.

“Os trabalhadores que lidam com o público, como funcionários das redes hoteleira e gastronômica, de clubes recreativos, taxistas, motoristas e cobradores de ônibus, entre outros, devem se dirigir a uma unidade de saúde para tomar vacinas importantes para quem vai ter esse contato com os turistas durante o Mundial”, ressalta Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização da Secretaria M. de Saúde.

De acordo com Daurema, além da tríplice viral, entre as vacinas a serem atualizadas estão hepatite e antitetânica. A orientação é que as pessoas levem a caderneta de vacinação, mas quem não tiver o cartão também será imunizado, basta portar um documento de identidade.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *