Projeto Click da Cegonha registra mãe e bebês no Hospital Estadual Rocha Faria

Além de toda atenção no pré-natal e do cuidado na hora do parto, agora as mães que ganham seus filhos no Hospital Estadual Rocha Faria (HERF), em Campo Grande, podem experimentar mais uma alegria antes de receber alta com seus bebês. Foi lançado nesta quinta-feira, 15 de março, o projeto Click da Cegonha, que fotografa mãe, filho e familiares na saída da maternidade. Em até um mês, a família recebe a fotografia de presente para guardar o registro deste momento.

– Nosso hospital é referência no estado em partos de alto risco, e realizamos cerca de 600 por mês. A expectativa de cada nascimento produz muita ansiedade. Com o Click da Cegonha nosso objetivo é que esse importante momento da vida familiar fique guardado na memória de pais e filhos. Isso prova o interesse do HERF e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em humanizar cada vez mais esse processo de atendimento longo e complexo para que as famílias tenham um final feliz – explicou o obstetra e coordenador da maternidade do HERF, Juciney Pacheco.

Para mamãe Herondina Nascimento e a família, foi uma surpresa, que vai dar início ao quadro de recordações da pequena Gabriela.

– O parto é sempre uma preocupação para a mãe, mas estou me recuperando bem graças ao excelente atendimento prestado pela equipe da maternidade do Rocha Faria. A foto é uma surpresa ótima, a gente nem estava esperando. Estou muito feliz e vou enviar o registro para parentes nossos que vivem em outros estados. Já tenho outro filho, de 15 anos, e na época em que ele nasceu não existia isso – lembra Herondina.

Portal do Bebê – Os amigos e as famílias das mães que fazem parto em hospitais públicos da rede estadual de saúde do Rio já podem ver seus bebês pela internet. Desde janeiro, cinco unidades aderiram ao Portal do Bebê (http://www.saude.rj.gov.br/maternidades), no qual, além de ver o rosto dos recém-nascidos, há informações como peso, altura e os nomes das crianças e das mães. São elas: Hospital Rocha Faria (Campo Grande), Hospital Adão Pereira Nunes (Saracuruna), Hospital Albert Schweitzer (Realengo), Hospital Azevedo Lima (Niterói) e Hospital da Mulher (São João de Meriti).

Núcleo de Avaliação Fetal – Em dezembro de 2011, o Hospital Estadual Rocha Faria inaugurou o primeiro Núcleo de Avaliação Fetal (NAF) da rede pública estadual de saúde, que permite, por meio de exames avançados, avaliar o feto ainda dentro da barriga da mãe. O serviço conta com ultrassonografia morfológica fetal, dopplervelocimetria materna e fetal, cardiotocografia basal, perfil biofísico fetal, perfil biofísico do embrião e amnioscopia. Todos eles são voltados, principalmente, para pacientes em gestação de alto risco. A futura mamãe pode acompanhar tudo através de um monitor, recebendo as explicações necessárias durante o procedimento. Todos os exames são indolores e não-invasivos.

O NAF funciona dentro da maternidade do hospital e atende pacientes internadas na unidade e em outros hospitais da rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), agendadas previamente na secretaria do NAF. Essas pacientes precisam ter um pedido médico e ser encaminhadas pelas unidades da SES. O atendimento é diário e ininterrupto para as gestantes internadas no hospital e de segunda a sexta, das 8h às 17h, para as demais.


FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *