Blog

Relatório de casos de dengue – 08/2014

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_DENGUE_pano_de_fundoA Secretaria de Estado de Saúde informa que durante as oito semanas epidemiológicas de 2014 (de 1º de janeiro até 22 de fevereiro), foram notificados 2.290 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 2 óbitos confirmados. Um paciente é de São Gonçalo, o outro é de São José do Vale do Rio Preto. As notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado até às 12h de 25 de fevereiro.

Números de 2013 – Até a 8ª semana epidemiológica de 2013 foram notificados 47.664 casos suspeitos de dengue no estado, sem óbitos. Na comparação entre o mesmo período de 2014 e 2013, houve uma diminuição de 95% nas notificações por dengue.

Liraa 2014 – Na semana passada, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES-RJ divulgou que 40 municípios estão em estágio de alerta (com índices entre 1% e 3,9%). Entre os analisados, Iguaba Grande (3,4%), Paraty (3,3%) e Miracema (3,3%) detêm os maiores índices. A capital do Rio também está em alerta, com 1,2%. Vinte e quatro cidades têm taxas satisfatórias, com infestação pelo Aedes aegypti abaixo de 1%. Barris, caixas d’água e outros depósitos de armazenamento estão entre os principais criadouros do mosquito nos imóveis pesquisados.

Com relação ao mesmo período do ano anterior, 2014 registrou uma diminuição dos municípios com índice de alto risco e alerta. Em janeiro de 2013, dois municípios estavam em alto risco e 46 em estágio de alerta.

CLIQUE E VEJA A LISTA DE MUNICÍPIOS EM ALERTA

Capacitação de profissionais – A Secretaria de Estado de Saúde já capacitou 523 profissionais de saúde – entre médicos e enfermeiros – em curso realizado nos meses de dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014. O objetivo das aulas é fazer que os profissionais tenham condições de dominar o protocolo clínico de avaliação e tratamento da doença, que geralmente tem o maior número de casos registrados entre os meses de janeiro de maio.O curso é gratuito e terá novas turmas em breve. São aulas expositivas e estudos de casos, com os temas: manejo clínico da doença e condutas de tratamento, com ênfase nos grupos especiais (gestantes, crianças, portadores de doenças crônicas, risco social e idosos).

Prontuário Eletrônico – A Secretaria Estadual de Saúde implementou um Prontuário Eletrônico para auxiliar os profissionais de saúde do estado no atendimento a pessoas com dengue. Após inserir os dados do paciente no sistema, o programa avalia os sintomas e indica qual o melhor tratamento a ser seguido, e até aponta a necessidade de internação.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Rio Contra a Dengue na internet – O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.