Blog

Servidores do CDTN realizam consultoria no México sobre armazenamento de combustível nuclear irradiado

Servidores do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em Belo Horizonte (MG), realizaram uma consultoria técnica para o Instituto Nacional de Investigaciones Nucleares (ININ), na cidade de Ocoyoacac, no México. Rogério Pimenta Mourão, do Serviço de Gerência de Rejeitos (SEGRE) e Luiz Leite da Silva, do Serviço de Integridade Estrutural (SEIES) participaram em novembro de 2013 do trabalho intitulado Consultoria técnica para construção de um sistema de armazenamento temporário para combustível irradiado de reator TRIGA, que faz parte do projeto MEX/2/016, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O México solicitou à Agência os dois peritos do CDTN para assessorar suas equipes na seleção da melhor alternativa visando à construção de um sistema de armazenamento temporário dos combustíveis de seu reator. Os pesquisadores Luiz Leite e Rogério Mourão acreditam que a realização de uma consultoria técnica em gestão de combustível irradiado pelos peritos da CNEN traz um impacto positivo na percepção – por parte dos países da região e da AIEA – do Brasil como um país com capacitação tecnológica avançada e infraestrutura adequada para o gerenciamento do material radioativo presente em seu território.

O resultado final será um relatório para AIEA contendo recomendações sobre como apoiar o programa de gestão de combustível irradiado do reator de pesquisa mexicano. O documento será encaminhado também ao ININ, com orientações sobre a estratégia mais adequada no gerenciamento deste material nuclear. Um potencial fruto adicional da consultoria – e caso o México realmente opte pelo armazenamento de seu combustível irradiado em embalagens metálicas – será a adesão do México ao projeto ora em desenvolvimento pela Argentina, Brasil e Chile.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.