SES amplia Semana Nacional do Doador e promove grande ação na Cinelândia a partir desta quarta (23/11)

Além da tradicional doação de sangue, a população poderá tirar dúvidas sobre as medidas para se proteger contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os homens terão acesso a consultas para prevenção do câncer de próstata

A edição 2016 da Semana Nacional do Doador de Sangue traz novidades. Seguindo o melhor estilo do ‘junto e misturado’, quem passar pela Cinelândia entre os dias 23 e 25 de novembro poderá participar da Semana da Saúde, uma grande campanha com diversos serviços para prevenção em saúde. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o Hemorio e a Rádio Bandnews FM. Este ano, além da oportunidade de doar sangue, a população terá acesso a informações para reforçar os cuidados contra as doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti e também os serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia e colesterol. Em celebração ao Novembro Azul, os homens que passarem pelo local também contarão com consultas com especialistas para prevenção do câncer de próstata.

– Este ano aproveitamos a tradicional Semana Nacional do Doador de Sangue, que atrai milhares de pessoas para a Cinelândia, para reforçar a Campanha 10 minutos Salvam Vidas. A ideia é promover o engajamento da população nessa guerra contra a dengue, zika e chikungunya. Além disso, contaremos com um espaço dedicado à Saúde do Homem, com informações e consultas sobre o câncer de próstata – explica o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Semana Nacional do Doador – Na estrutura montada para receber o Hemorio, cerca de 35 profissionais vão trabalhar, nos três dias da ação, para que os voluntários possam fazer a sua doação de sangue. Serão 12 poltronas, com capacidade para 500 coletas diárias. A ação na Cinelândia acontece há sete anos. Em 2015, 1.424 voluntários foram cadastrados no local, o que resultou em 1.067 bolsas coletadas, um recorde, que pode ser superado em 2016.

– A ação na Cinelândia é extremamente importante para mantermos os estoques para as festas de fim de ano, quando a demanda aumenta e o movimento no salão de doadores cai cerca de 30%. – afirma o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Quem pode doar – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes.

Saúde do Homem – O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais frequente entre os homens e representa cerca de 10% de todos os cânceres diagnosticados. Estima-se que um em cada seis homens vá desenvolver o câncer de próstata durante a vida. Para marcar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata, a ação contará com o Ônibus da Saúde, no qual os homens participarão de uma palestra e poderão passar por consulta com especialista e exame de PSA para investigação sobre possíveis tumores na próstata.

– O câncer da próstata, na fase inicial, é frequentemente assintomático porque apresenta na maioria das vezes um crescimento lento. Entretanto, na fase mais avançada, leva a dor óssea, cansaço, perda do apetite, emagrecimento, fraqueza e também pode ocasionar dificuldade para urinar, urinar com sangue, micções frequentes e até à retenção de urina – explica Ronaldo Damião, professor titular de Urologia da UERJ.

10 Minutos Salvam Vidas – Com a proximidade do verão, a SES está se antecipando e reforçando as ações para conscientização sobre a importância de se prevenir contra dengue, zika e chikungunya. Na Semana da Saúde, os profissionais da Subsecretaria de Vigilância em Saúde estarão na Cinelândia distribuindo informativos sobre as ações de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes que ajudam a evitar a disseminação do vírus transmissor da doença. Outro cuidado fundamental é a proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes, de roupas que previnam o contato com o mosquito e de evitar exposição durante a manhã e no final da tarde, períodos em que o Aedes aegypti costuma agir.

– É importante sempre contar com o apoio da população para eliminar locais de acúmulo de água, uma vez que 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão em imóveis residenciais – ressalta o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Parcerias – A Semana da Saúde conta com apoio da Rádio BandNews FM, Instituto Masan,  Instituto Vital Brazil, Fundação Pró-Hemorio, Policlínica Piquet Carneiro, MedLevensohn, 99 Táxi, Multihugs, Aplicativo Fade It, Cruz Vermelha, Pró-Vita Transplante de Medula Óssea, Givercard, Drogarias Venâncio, Restaurante Dantas 56 e Conexão do Bem.

Serviço –  SEMANA DA SAÚDE de 23 a 25 de novembro
Onde – Cinelândia
Horário – de 8h às 17h

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *