Blog

SES realiza o Dia D de vacinação contra a febre amarela no próximo dia 27

Os 92 municípios do Estado do RJ estarão mobilizados na ação, que contará também com apoio de quartéis do Corpo de Bombeiros

No próximo dia 27 de janeiro, a partir das 9h, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizará o Dia D de vacinação contra a febre amarela. Todos os 92 municípios do Rio vão participar e objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância de se imunizar contra a doença. Durante a ação, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, instalações montadas pela SES e também nos quartéis do Corpo de Bombeiros.

– Temos vacinas para todos os municípios e contamos com o apoio de todos nessa ação. Para ajudar na vacinação, a SES realizou uma parceria com a Secretaria de Defesa Civil para apoiar as prefeituras e oferecer a vacina também nos quartéis. Importante destacar que no dia D a dose que vamos ofertar é a dose integral da vacina, que é a que estamos disponibilizando no momento. Só a partir do dia 19 será feito o fracionamento – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Desde janeiro de 2017, a SES vem adotando medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos no território fluminense, a secretaria iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença). Vale destacar que, desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece.

– Somente com a união e a parceria do Estado com municípios e a população, venceremos juntos a febre amarela. Vamos mobilizar todos os municípios e o Corpo de Bombeiros para ampliar o acesso à vacinação – destacou Luiz Antônio.

Até o momento, cerca de 46% do público-alvo da campanha está vacinado. A SES está disponibilizando boletins diários com a atualização de casos da doença. Em 2018, até o momento, foram registrados 4 casos de febre amarela silvestre em humanos, uma morte em Teresópolis e três casos em Valença, sendo dois óbitos. Para mais informações sobre a doença acesse www.febreamarelarj.com.br.

– Especialmente quem mora em região de mata deve buscar a vacinação o quanto antes. Temos doses para todos e a vacina é a melhor e mais eficaz opção para se proteger contra a febre amarela – ressaltou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Dose fracionada só em fevereiro

No último dia 9 de janeiro o Ministério da Saúde anunciou que Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo vão adotar o fracionamento da vacina contra a febre amarela. No RJ essa campanha será realizada em 15 municípios, entre os dias 19 de fevereiro e 9 de março. Os municípios que terão doses fracionadas são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

– Nossa programação junto ao Ministério é começar o fracionamento somente no dia 19 de fevereiro. Se em algum momento a gente tiver a necessidade de antecipar o fracionamento, nós vamos fazer. Mas nesse momento a programação permanece para o dia 19 – explicou o secretário Luiz Antônio.

Recomendação de vacinação para quem vai viajar para o RJ

No ano passado a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que todas as pessoas que tenham viagem marcada para o Estado do RJ tomem a vacina. Portanto, quem vem para o Estado do RJ também deve se proteger contra a doença.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.