Blog

Tecnólogo da FIOCRUZ-RJ apresenta pesquisa sobre serviços de tomografia na JPR’2011

O Tecnólogo em Radiologia César Augusto Vieira Araújo (RJ) apresentou sua pesquisa sobre Avaliação de Protocolos de Tomografia Computadorizada em Pediatria na JPR’2011, o propósito do estudo foi de comparar os protocolos de exames de Tomografia Computadorizada Helicoidal e Multidetectores em pediatria realizados nos serviços de radiologia do Rio de Janeiro com os valores de referência estabelecidos nas recomendações internacionais.

Foram analisados 27 serviços de radiologia com tomografia no Estado do RJ, entre hospitais e clínicas públicas e privadas, dos quais 62,96% possuíam equipamento helicoidal e 37,03% equipamentos com multidetectores. A avaliação foi realizada através de questionário fechado sobre os protocolos adotados nos serviços e condutas em pacientes pediátricos executados pelos operadores de tomografia.

Os resultados principais são que apenas 7,40% serviços apresentavam um protocolo específico para pacientes pediátricos 66,67% utilizavam o protocolo programado pelo aparelho e 25,92% faziam alterações do protocolo ao realizar exames em crianças. O desconhecimento do profissional em alterar os protocolos de exame em tomografia, bem como a ausência de um programa de controle de doses nos serviços foram os fatores preponderantes para identificarmos as elevadas doses de radiação nos protocolos selecionados.

Estava na exposição de painéis impressos e achei interessante a pesquisa, isso demonstra que o profissional de técnicas radiológicas tem que estar atendo na diferença dos equipamentos para melhor realização do exame radiológico, com conhecimento da tecnologia isso evita doses elevadas de radiação ionizante no paciente. o TNL Cesar Augusto além de trabalhar na FIOCRUZ-RJ também é professor na UNIGRANRIO, Conselheiro Suplente do CRTR-RJ 4ª Região e faz parte da Comissão de Educação, Qualificação Profissional e Eventos do CRTR-RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.