Unidades de Pronto Atendimento completam 6 anos com a exposição ‘UPA em Fotos’

   Inauguração foi no Top Shopping, em Nova Iguaçu. Mostra vai passar também pela Central do Brasil, Parque de Madureira e Museu da Maré

17052013 -  UPAs completam seis anos com  exposição.As Unidades de Pronto Atendimento completam seis anos este mês e para comemorar, a Secretaria de Estado de Saúde preparou a exposição UPA em Fotos, que chegou na sexta-feira, dia 17 de maio, ao Top Shopping, em Nova Iguaçu. As imagens mostram registros feitos pelos fotógrafos José Diaz e Maurício Bazílio de moradores e trabalhadores dos bairros vizinhos às UPAs que hoje dão vida e cor aos corredores antes brancos e frios do ambiente hospitalar, humanizando e levando mais conforto e beleza às unidades. A exposição reúne 33 fotos, dispostas em oito painéis, que hoje ilustram as paredes das Unidades de Pronto-Atendimento de todo o estado.

Através da exposição, o público poderá conhecer o dia a dia de moradores e trabalhadores dos bairros que receberam as UPAs ao longo desses seis anos. São registros de grávidas, pais e filhos, idosos, trabalhadores de todo tipo clicados em seus cotidianos em família, entre amigos, no trabalho ou em momentos de lazer. Gente comum que viu melhorar o acesso a serviços de saúde em suas regiões e que faz parte da história de sucesso das Unidades de Pronto-Atendimento do Governo do Estado.

– A maior conquista das UPAs foi aproximar o atendimento de saúde, de forma organizada, da população. Hoje, o paciente recorre à unidade próxima da sua casa e, quando há necessidade, a pessoa é transferida para um hospital. Esse modelo de atendimento traz benefícios não só à população como também aos profissionais de saúde – afirma o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

Desde sua criação, as Unidades de Pronto-Atendimento ampliaram o acesso da população à rede de saúde e desafogaram a porta de entrada dos hospitais, que podem focar em atender a casos mais complexos. O modelo foi replicado em todo o país e até no exterior.

– Nosso trabalho é melhorar o atendimento nas unidades e isso passa por levar conforto e beleza, além de diminuir a frieza do ambiente hospitalar. Essas fotos fazem com que as pessoas se sintam mais acolhidas. Queremos que as pessoas se identifiquem – explica Fabiani Gil, coordenadora de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde.

Números – De 2007, quando foram criadas, até agora, as UPAs já ultrapassaram a marca dos 17 milhões de atendimentos. Atualmente, há 52 unidades distribuídas por 26 municípios. Já foram realizados mais de 13 milhões de exames ambulatoriais, cerca de 3 milhões de exames de raios-x e distribuição de mais de 120 milhões de medicamentos à população.

SERVIÇO

– Top Shopping – 17 a 19 de maio/ Sexta e sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 15h às 21h

Endereço: Avenida Governador Roberto Silveira, 540 – Centro – Nova Iguaçu

– Parque de Madureira – 01 a 06 de junho/ A exposição acontece na sala de Exposições do Parque de Madureira. No dia 01/06, haverá uma apresentação infantil às 16h. Nos outros dias, o funcionamento será das 8h às 20h, o parque não abre às segundas-feiras.

Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira

– Central do Brasil – 17 a 20 de junho/ De sexta a domingo, das 8h às 20h

Endereço: Praça Cristiano Otoni, s/nº – Centro

– Museu da Maré – 22 a 26 de junho/ Sábado a quarta-feira, das 10h às 22h. No dia 22, haverá uma apresentação infantil às 16h.

Endereço: Avenida Guilherme Maxwell, 26 – Maré

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *