UPA de São Pedro da Aldeia será transformada em pediátrica

A mudança de perfil da unidade atende à solicitação feita à SES pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que será responsável pela assistência de urgência e emergência à população adulta

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr. se reuniu, nesta terça-feira (19/4), com o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, e firmou uma parceria para reorganizar a rede de urgência e emergência do município. A partir de junho, a UPA Estadual, que atualmente oferce clínica geral e pediatria,passará a atender exclusivamente crianças entre 0 e 14 anos. Já os adultos, que precisarem de assistência em urgência e emergência, serão atendidos no Pronto Socorro Maria Izabel dos Santos Silva. A unidade está sendo ampliada pela Prefeitura e contará com a parceria do Governo do Estado, que fará a entrega de equipamentos.

– O prefeito de São Pedro da Aldeia nos procurou para solicitar a transformação da UPA da cidade para pediátrica e,  é claro, que atendemos ao pedido. A Secretaria de Estado vai abrir um chamamento público nos próximos dias para a contratação de uma nova Organização Social que vai administrar a unidade e, a partir disso, a UPA funcionará atendendo à crianças e adolescentes. A adequação da UPA acontecerá sem a interrupção no atendimento da população – explicou Luiz Antônio Teixeira Jr.

 – Estamos muito felizes com o resultado da reunião, porque o Estado vai garantir o atendimento às nossas crianças, que é uma grande preocupação. Tenho certeza de que este novo desenho da rede vai possibilitar um atendimento mais qualificado à população – disse o prefeito Cláudio Chumbinho.

A UPA de São Pedro da Aldeia é a segunda unidade que terá o perfil transformado em pediátrico. Em 1º de abril, a Secretaria de Estado iniciou obras de readequação na UPA da Ilha do Governador, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As obras estão em fase de finalização e a unidade voltará a funcionar nos próximos dias.

Os novos perfis de atendimento das UPAs  fazem parte do planejamento da Secretaria de Estado de Saúde para a reorganização da rede. Novas mudanças estão previstas e serão detalhadas ao longo dos próximos meses. Os objetivos das novas orientações são a otimização dos recursos e a melhoria na qualidade do serviço oferecido à população.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *