Blog

UPAs Itaboraí e Ilha do Governador serão transformadas em Unidades Pediátricas

Início das obras para adequação das duas unidades será no dia 1º de abril e a previsão para conclusão é de 45 dias

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_UPAMacae-inauguracao__MG_4008A partir desta sexta-feira (1/4), a Secretaria de Estado de Saúde dará início ao processo de reorganização do atendimento na rede estadual de urgência e emergência. A readequação terá início pelas Unidades de Pronto Atendimento 24h da Ilha do Governador, na zona norte do Rio, e de Itaboraí, na Região Metropolitana.

As duas unidades terão o atendimento suspenso para que possam ser submetidas às intervenções para adequação do ambiente físico e também do quadro de profissionais. O prazo máximo para a conclusão das mudanças é de 45 dias, quando as unidades serão reabertas com novo perfil: terão atendimento exclusivo para crianças com idades entre 0 e 14 anos. As unidades não contarão com médicos clínicos gerais, dispondo apenas de pediatras.

– A especialização de unidades é uma tendência mundial. As UPAs Pediátricas irão garantir às famílias que suas crianças terão atendimento adequado, com estrutura específica para o público infantil – explica Luiz Antônio Teixeira Jr., secretário de Estado de Saúde.

Além das novas unidades pediátricas, três Unidades de Pronto Atendimento 24h passarão, também a partir do dia 1º de abril, a ter atendimento exclusivo para adultos. São elas: Niterói, São Gonçalo I (Colubandê) e São Pedro D´Aldeia. As unidades não contarão com pediatras, sendo seus quadros compostos por clínicos gerais.

Os novos perfis de atendimento nestas unidades fazem parte do planejamento da Secretaria de Estado de Saúde para a reorganização da rede. Novas mudanças estão previstas e serão detalhadas ao longo dos próximos meses. Os objetivos das novas orientações são a otimização dos recursos e a melhoria na qualidade do serviço oferecido à população.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.