Blog

Vigilância Sanitária aponta menos problemas no Carnaval de Rua

Operação inspecionou bares e clubes dos roteiros dos blocos

Menos alimentos inutilizados e menos multas aplicadas. Esse é o resultado do balanço da Operação Carnaval de Rua da Vigilância Sanitária municipal, que inspecionou, entre os dias 16 e 29 de janeiro, bares, restaurantes e hotéis localizados nas vias onde os blocos de carnaval de rua do Rio se concentraram, para coibir a comercialização de alimentos prejudiciais à saúde dos foliões.

Também foram inspecionados os clubes e casas de show que realizaram espetáculos durante a folia. Todos os estabelecimentos receberam inspeções de cunho educativo, em que os técnicos do órgão municipal orientaram proprietários e funcionários a manter o local e a manipulação dos alimentos dentro das normas higiênico-sanitárias exigidas.

No entanto, algumas sanções tiveram que ser aplicadas, por descumprimento às orientações. Foram aplicadas 26 multas, com interdição de quatro estabelecimentos e inutilização de 10 quilos de alimentos. No ano passado foram interditados quatro estabelecimentos, aplicadas 45 multas e inutilizados mais de 480 quilos de alimentos.

Os números de 2016 foram menores aos de 2015, o que pode apontar a eficiência das atividades educativas realizadas com o público inspecionado. Para o carnaval, houve cursos de manipulação de alimentos para responsáveis técnicos e manipuladores de alimentos dos buffets, bares e lanchonetes do sambódromo, bem como os ambulantes que trabalharam na Passarela do Samba e os barraqueiros do Terrerão do Samba.

A coibição da comercialização de produtos impróprios também pode ser feita pela população, em qualquer período do ano, por meio de denúncias à central de atendimento 1746. Todas as demandas serão encaminhadas aos técnicos da Vigilância Sanitária, que comparecerão aos estabelecimentos denunciados, para avaliarem as condições higiênico-sanitárias e, caso necessário, aplicarem as penalidades previstas em lei.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.