Vigilância Sanitária Multa 15 Estabelecimentos o Via Brasil Shopping

Lanchonetes foram autuadas e dois salões de beleza e uma farmácia foram interditados
A Vigilância Sanitária Municipal realizou nesta quarta-feira, dia 14, no Via Brasil Shopping, em Irajá, mais uma ação da “Operação Shopping Saudável”. Durante a ação, dos 47 estabelecimentos das áreas de alimentos e saúde inspecionados, 23 foram intimados a fazer adequações estruturais e 15 multados devido a irregularidades, incluindo o próprio shopping. Três estabelecimentos de serviços de saúde foram interditados, total ou parcialmente. Ao todo, 36,5 kg de alimentos e suplementos alimentares foram inutilizados.
Os restaurantes Vivenda do Camarão e Império do Sol foram multados por falta de equipamento térmico. A Lojas Americanas recebeu multa por falta de asseio na manipulação de alimentos e por fazer a triagem dos ovos de Páscoa no chão. A Patroni Pizza Lanchonete também foi infracionada, por falta de asseio e por manter alimentos no chão.
Foram inutilizados 7 kg de gelo em dois estabelecimentos, Vivenda do Camarão e Rei do Mate, além de 2,5 kg de linguiça com validade vencida, no restaurante Kome Kieto.
A loja Omnia Vita Rede de Suplementos Alimentares recebeu dois autos de infração: por comercialização de produtos com rotulagem inadequada e validade vencida e também por vender medicamentos sem autorização. Os fiscais inutilizaram 26,2 kg de suplementos alimentares.
Entre os estabelecimentos de saúde inspecionados, o Vares Haute Coiffeur foi interditado por falta de documentação adequada e reaproveitamento de cera. O Spa do Pé também foi totalmente fechado, por falta de responsável técnico e licença médica. A Perfil Carioca foi parcialmente interditada e a Ponto Saúde Drogaria recebeu dois autos de infração, por falta de equipamento para controlar a temperatura do salão e geladeira, e falta de responsável técnico na parte da tarde.
A administração do Via Brasil Shopping também recebeu um auto de infração, pela presença de fumantes nas áreas comuns do shopping e ausência de programação visual para coibir o fumo na praça de alimentação do estabelecimento.
Desde setembro de 2010, a “Operação Shopping Saudável” já passou por 25 shoppings da cidade (incluindo a operação de hoje) e inutilizou cerca 1.6 tonelada de alimentos. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil recomenda que o consumidor fique atento a irregularidades encontradas e denuncie ao setor de reclamação da Vigilância Sanitária, pelo telefone 1746.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *