Vigilância Sanitária treina hotéis para receberem foliões

Objetivo é prevenir riscos à saúde dos turistas que se hospedarem no Rio, no Carnaval

Amanhã, dia 23, a Vigilância Sanitária vai receber responsáveis técnicos dos hotéis do município do Rio de Janeiro para um treinamento sobre as boas práticas na manipulação de alimentos, surtos de doenças transmitidas por alimentos e noções da legislação sanitária voltada para os meios de hospedagem. O objetivo é evitar riscos à saúde dos foliões que se hospedarem na cidade durante os dias de Carnaval.

Durante o treinamento serão apresentadas as práticas de higiene que devem ser seguidas pelos serviços de alimentação, desde a compra dos ingredientes até a etapa de distribuição ao consumidor, com o objetivo principal de evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Serão abordados temas como investigação de surtos de DTA (doenças transmitidas por alimentos), principais contaminantes e alimentos envolvidos. Há também dicas de cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves e ovos, produtos lácteos, etc), suas formas de conservação e armazenamento.

O ambiente de trabalho e os cuidados do manipulador também serão alvo do treinamento, que fará orientações sobre higiene das instalações e equipamentos, manejo de resíduos, controle de insetos e roedores, além de normas de higiene pessoal. Os responsáveis técnicos serão convidados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, que conta com 814 meios de hospedagem associados, entre albergues, hotéis e motéis.

O encontro será realizado às 9h, no auditório da sede do órgão municipal, que fica na Rua do Lavradio, 180/6º andar – Centro.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *