Blog

Vitória contra o crack: Festival de Lutas mostra a importância do esporte como aliado no combate às drogas

Judoca Flávio Canto e Irmãos Falcão vestem a camisa da causa. Primeira vitória do judoca Léo Leite no MMA foi um dos destaques no evento

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_lutaContraCrack-TijucaTenisClub_luta_contra_o_crack_66O Festival de Lutas contra o Crack realizado neste domingo (23) foi marcado pela vitória da superação e da vontade de acabar com uma droga que se espalha, consumindo vidas em todo Brasil. Ao todo, 36 lutadores de cinco modalidades diferentes participaram do festival, oferecendo ao público que encheu o ginásio do Tijuca Tênis clube lutas sensacionais. Foram 18 lutas de judô, jiu-jitsu, MMA, boxe e luta olímpica para conscientizar sobre os riscos da droga.

Presenças Olímpicas – Grandes medalhistas olímpicos do Brasil também estiveram no Festival mostrando que o esporte é excelente aliado no combate ao crack. Com duas medalhas de bronze, uma de prata e uma de ouro conquistadas nas Olimpíadas de Atenas (2004) e nos Jogos Pan Americanos de Mar del Plata (1995),  Winnipeg (1999) , e  Santo Domingo (2003), o judoca Flávio Canto foi o atleta homenageado no Festival.

– A Luta contra o crack é uma luta de todos nós. E tenho certeza de que o esporte é uma grande ferramenta para combater essa droga. O esporte leva a caminhos que fazem com que as crianças e adolescentes busquem um meio de prazer mais saudável, além de ensinar valores como dedicação, respeito e superação. É uma honra vestir essa camisa – disse o atleta.

Sensação nas Olimpíadas de Londres (2012), conquistando medalha de prata e bronze no boxe, os irmãos Esquiva e  Yamaguchi Falcão fizeram uma luta de apresentação, levantando o público ao redor do ringue. Para Yamaguchi o esporte dá disciplina, o que faz crianças e adolescentes ficarem longe das drogas.

– Queremos avisar para todas as mães e todos os pais que façam com que seus filhos pratiquem esporte. O esporte ajuda muito na educação das crianças e adolescentes, os mantém longe de drogas como o crack, que destrói muitas vidas – disse.

Com ídolos – O adolescente João de Souza, de 15 anos, saiu do festival feliz. O menino é fã de lutas desde pequeno, incentivado pelo pai, juiz de boxe e MMA. Quando se viu na frente dos irmãos Falcão, ficou emocionado por ter realizado um sonho. O menino acompanha os irmãos antes mesmo da conquista das medalhas.

– Fiquei muito feliz, tirei fotos, conversei um pouco com eles. O esporte proporciona esses bons momentos. Pelo fato de sempre ter praticado luta e agora futebol, nunca pensei em usar drogas, muito menos o crack. Não vou usar algo que eu sei que vai me fazer mal – afirmou o menino.

O Festival de Lutas contra o Crack é o primeiro de uma série de ações que tem como meta principal sensibilizar e informar a população, sobretudo o público jovem, através do esporte e da cultura para os riscos do uso do crack. A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através das secretarias de Saúde, Prevenção a Dependência Química, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Segurança e Esporte e Lazer. O evento também conta com a participação das prefeituras e a da produtora Furacão 2000.

– A saúde pública tem se envolvido muito com a questão do crack porque é uma droga com efeitos avassaladores que destrói pessoas e famílias. E o esporte é um grande eixo de comunicação, mostrando que há outras formas de diversão, que não vale a pena usar uma droga que mata em tão pouco tempo. – disse o secretário de Estado de Saúde Sérgio Côrtes.

Primeira vitória – O evento também foi especial para o lutador Léo Leite. Depois de muitas conquistas no Judô e no Jiu Jitsu, Léo fez sua estreia no MMA, encerrando o card de lutas, com vitória por nocaute técnico em cima de Rodolfo “Mutante” de Souza.

– Me preparei para lutar os três rounds, mas o resultado foi muito melhor do que eu esperava. Estou muito feliz porque minha estreia no MMA foi num evento com uma causa tão importante – contou o lutador.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.