1º Seminário de enfrentamento ao Zika Virus e Microcefalia

Uma Estratégia de Construção da Linha de Cuidado às Gestantes, Bebês e Familiares

A epidemia do Zika Vírus (Zika V) é um dos graves problemas de saúde pública já enfrentado no Brasil. A Microcefalia era, até meados do ano passado, uma doença considerada rara no país e no mundo. O número de casos explodiu a partir de agosto de 2015, meses depois de uma epidemia de Zika V no Nordeste.

No sentido de reflexão e qualificação da Atenção Básica, a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Friburgo realizará um seminário na quinta-feira, 25 de agosto, no auditório da Policlínica Silvio Henrique Braune, às 9h30min, para os profissionais da saúde.

“Em Nova Friburgo, felizmente, não tivemos nenhum caso constatado de microcefalia em bebês das mães com ZIKA V. Contudo, a prevenção e o acompanhamento são imprescindíveis na atenção básica. Nesse sentido, uma série de medidas está sendo criada para dar sustentação e assistência a essas crianças e suas famílias”, afirmou Margarida Schimidt, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, e Adolescente da secretaria de Saúde.

Segundo Margarida, o objetivo do seminário vai de encontro com a necessidade de construir espaços de reflexão, rodas de conversa para gerar estratégias de enfrentamento a serem utilizadas pelos profissionais de saúde. Por isso, surge a oportunidade de qualificação em relação às novas tecnologias relacionais em saúde e ao próprio uso da Caderneta de Saúde da Criança.

Programação do I Seminário de Enfrentamento ao Zika Vírus, Microcefalia e Lesões do SNC: Uma Estratégia de Construção da Linha de Cuidado às Gestantes, Bebês e Familiares.

09:00h – Acolhimento

09:30h – Abertura: secretário municipal de Saúde-NF. Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde;

10:00h – Semana da Amamentação. “Amamentação: bom para seu filho, para você e para o planeta: uma estratégia de cuidado às crianças com Síndrome da Zika congênita.” – Rosane Siqueira – consultora de Saúde da Criança do MS no RJ e Eunice Amaral- pediatra do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro.

10:15h – Apresentação do Protocolo do Ministério da Saúde – MS, enfrentamento da ZIKA V, versão atualizada – março de 2016 – Rosane Siqueira – consultora de Saúde da Criança do MS no Rio de Janeiro;

10:30h – Discussão de caso clínico – Maria da Conceição Salomão – área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da SES-RJ e Coordenação de Programas de Teresópolis;

11:00h – Apresentação do Protocolo de Microcefalia de Nova Friburgo e fluxo de linha de cuidado para gestantes e bebês – Maria Margarida Schimidt – coordenadora da Saúde da Criança/Aleitamento Materno e Adolescente de Nova Friburgo e Gracia Massad – coordenadora de Saúde da Mulher de Nova Friburgo.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *