Prefeitura de Nova Friburgo garante funcionamento da UPA

Conforme divulgado na grande imprensa, o Brasil tem mais de 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sem funcionar por falta de dinheiro. Nem estados e tão pouco municípios têm dinheiro para abrir as UPAs e o Ministério da Saúde admite que prometeu mais do que podia. As UPAs foram criadas com objetivo de desafogar os hospitais públicos, mas muitas estão prontas e sem funcionar ou com as obras paradas. Agora nem estados, nem municípios têm dinheiro para abrir essas unidades. Por isso, querem mudar as regras para seu funcionamento, para que, por exemplo, elas funcionem apenas de dia.

Na contramão dessa situação, o Executivo de Nova Friburgo (que comemora cem anos neste dia 19 de agosto) trabalha intensamente para manter em funcionamento a UPA 24 horas, situada no distrito de Conselheiro Paulino. Reuniões têm se sucedido entre equipes do governo municipal e do Instituto Unir Saúde, empresa que gerencia a UPA friburguense, para discutir a situação do pagamento das parcelas referentes aos governos estadual e federal, devido à tripartite acordada para gerir a unidade.

Como a Prefeitura de Nova Friburgo não está recebendo os repasses do governo estadual – no valor de R$ 500 mil mensais –, acordou junto ao Instituto Unir a cobertura desses valores, permitindo assim o pagamento do 13º salário de 2015 e salários e encargos trabalhistas de todos os funcionários este ano, além do pagamento das eventuais rescisões trabalhistas de seus empregados e empregados terceirados que, por ventura, venham a ser demitidos.

Há de se ressaltar que, com a cobertura que tem sido feita pela Prefeitura de Nova Friburgo, o Instituto Unir tem garantido os pagamentos de todos os empregados que atuam na UPA 24h de Conselheiro Paulino.

Além de garantir o funcionamento da UPA, o município – só para citar alguns exemplos de 2016 – inaugurou novo almoxarifado da secretaria de Saúde no mês de maio; completou a primeira fase da obra de modernização da Central de Tratamento de Urgência (CTU) do Hospital Municipal Raul Sertã no dia 30 de junho, e nessa mesma data inaugurou a Unidade Básica de Saúde do distrito de Amparo e a nova sede do hemocentro regional. No dia 5 de agosto foram recebidas quatro novas ambulâncias, que após o emplacamento, seguem para as regiões de Lumiar (5º distrito), Centenário (4º distrito de Campo do Coelho), Amparo (4º distrito) e para o hospital Municipal Raul Sertã.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *