Blog

Estudantes Participam de Exercício Simulado da Defesa Civil Para Chuvas Fortes na Penha Circular

A Defesa Civil Municipal realiza nesta sexta-feira, dia 23, às 10h, mais um exercício simulado de Alerta e Alarme para chuvas fortes, feito exclusivamente para escolas. A ação desta vez será na Escola Municipal Professor Augusto Motta, na Penha Circular, e tem como objetivo realizar simulados em escala reduzida, com os alunos das escolas municipais próximas às áreas que possuem o sistema de alerta. 

A Defesa Civil montará na escola tendas, que funcionarão como os pontos de apoio em uma situação real. Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores, agentes comunitários de saúde e de defesa civil, além de voluntários, estarão envolvidas na atividade.  

A ação contará com a participação das turmas do 1º ao 4º ano, que serão as famílias que devem sair de suas residências; e de alunos do 5º ano, que farão o papel dos agentes da defesa civil e da assistência social, orientando as crianças menores. No exercício, as crianças deverão pegar seus kits (com remédios e documentos) e se dirigir para os pontos de apoio, que foram devidamente sinalizados pela Defesa Civil.

Os participantes receberão orientações sobre o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes, esclarecendo sobre os riscos geológicos das comunidades onde vivem, sobre os pontos de apoio e onde estão instaladas as sirenes. Também serão explicados os protocolos para o acionamento das sirenes, incluindo a previsão do tempo, o SMS (torpedo) de alerta e os níveis dos pluviômetros também instalados nas comunidades.

Em 2011, entre setembro e novembro, foram treinados cerca de 11.000 alunos, de 26 escolas municipais de toda a cidade. Além de orientar os estudantes em relação aos procedimentos em casos de chuvas fortes, a atividade forma multiplicadores dentro das próprias comunidades.

A Escola Municipal Professor Augusto Motta fica na Rua Bento Cardoso, 140, Penha Circular

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.