Blog

Concurso de poesias marca a Semana de Humanização no Hospital Estadual da Mãe

Pacientes da unidade têm ainda tratamentos de beleza especiais para comemorar a data

Em comemoração a Semana Nacional de Humanização, o Hospital Estadual da Mãe de Mesquita (HEM) está promovendo um concurso de poesias tendo como tema “Humanização no Parto”. A ação é voltada às pacientes, acompanhantes e funcionários. Até agora, 20 poesias já foram feitas e a iniciativa visa estimular a reflexão sobre o tema. O vencedor terá o texto divulgado na unidade e ganhará uma cesta de chocolate.

A dona de casa Caroline Correia, de 20 anos, internada na unidade para dar à luz Camile, e sua mãe Antonia Correia decidiram fazer a poesia juntas.

– Decidimos participar do concurso porque minha filha está sendo muito bem atendida no hospital. A equipe é atenciosa e a infraestrutura é ótima. É uma forma de homenagear a todos que estão nos ajudando neste momento especial do nascimento da minha neta – afirma Antonia.

A unidade, que é referência no atendimento de gestantes e bebês de baixo risco na Baixada Fluminense e realiza uma média mensal de 530 partos, também está realizando um conjunto de ações entre as pacientes utilizando técnicas não farmacológicas para diminuição da dor, além da “Semana da Beleza”, onde as mães podem fazer escova no cabelo, unha e maquiagem. Tudo isso para tornar o momento da chegada do bebê ainda mais confortável e especial para elas.

– O hospital já adota desde a sua inauguração, em junho de 2012, a assistência humanizada e o uso de recursos não farmacológicos para diminuição da dor na hora do parto, mas o objetivo destas ações é motivar ainda mais a equipe a implementar estas práticas e proporcionar novas experiências, com as pacientes sendo atendidas em grupo, o que acaba por encoraja-las – explica o coordenador de obstetrícia do HEM, Phillipe Godefroy.

Doação de Sangue – Também numa ação em homanegem à Semana Nacional de Humanização, os funcionários das UPAs Jacarepaguá, Tijuca, Copacabana e Botafogo uniram-se em um gesto de amor ao próximo. Juntos, eles promoveram uma campanha de doação de sangue e nos dias 08 e 09 de abril, 22 profissionais estiveram no Hemorio. Para os participantes esta foi uma oportunidade de ajudar dezenas de pacientes internados em mais de 200 hospitais públicos ou conveniados ao SUS no estado.

– Nunca doe sangue, mas sempre tive vontade. Achei a ideia da campanha estimulante e aproveitei a oportunidade para doar. Fico muito feliz em saber que o meu gesto pode salvar até quatro vidas. Quero vir sempre – diz a assistente administrativa da UPA Copacabana, Amanda Passos.

Já o técnico de TI da UPA Jacarepaguá, Anderson Paiva, explica a importância da doação:

– Acho que todo mundo deveria doar. Um dia posso precisar e quero contar com a boa ação de outras pessoas também.

Gestão – Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital Estadual da Mãe de Mesquita e as UPAs Copacabana, Botafogo, Jacarepaguá e Tijuca passaram a ser gerenciados pela Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br