Academia Carioca celebra Dias da Atividade Física e da Saúde

Para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado na próxima quarta-feira, dia 6 de abril, e o Dia Mundial da Saúde, comemorado na próxima quinta-feira, dia 7, o Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá uma série de atividades nas unidades de Atenção Primária – Clínicas da Família (CF) e Centros Municipais de Saúde (CMS) – de toda cidade. A população poderá participar de diversas atividades físicas, como caminhadas, aulões, alongamento e dança, recebendo orientações de promoção da saúde e confraternizando com lanches saudáveis.

O Dia Mundial da Saúde foi instituído em 1946 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar e informar as populações a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde, como o bem-estar físico, mental e social. Já o Dia Mundial da Atividade Física objetiva promover a prática de exercícios e mostrar seus benefícios. Segundo dados da OMS, a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo. A falta de atividade física é um fator de risco chave para doenças crônicas não-transmissíveis, como as cardiovasculares, câncer e diabetes. Verifique abaixo as atividades que acontecerão próximo a sua casa e participe!

Confira a programação completa:

Dia 06/04/2016:

9h – Equipe da CF Dona Zica realizará caminhada, alongamento, informações e ações de vigilância e conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti, na Mangueira.

7h às 12h – CF Sérgio Nicolau Amin, em Del Castilho, realizará   rodas de conversa sobre a importância da atividade física, na própria unidade.

8h às 11h – CMSs Carmela Dutra, em Rocha Miranda, e Fazenda Botafogo, na Fazenda Botafogo, realizarão rodas de conversa com os alunos do Programa Academia Carioca e usuários das unidades sobre a importância da atividade física e seus benefícios para a qualidade de vida.

9h às 11h e 16h30 às 18h – CF Dante Romanó Junior, em Marechal Hermes, realizará desafios lúdicos com os alunos da Academia Carioca, envolvendo tópicos ligados ao diabetes, alimentação saudável, tratamento e exames, na própria unidade.

Manhã – CMS Sylvio Frederico Brauner, Costa Barros, preparou roda de conversa sobre os benefícios da atividade física à saúde associados à alimentação saudável, no território.

Manhã – CMS Clementino Fraga, em Irajá, programou a estafeta da saúde com roda de conversa sobre temas de saúde com ênfase na prática regular de atividade física, no auditório da unidade.

7h às 12h – Praia do Recreio / Grumari será o cenário de roda de conversa sobre alimentação saudável, orientação sobre a importância da prática de atividade física regular, caminhada e ginástica/treinamento funcional.

8h às 12h0 – Campo de Marte (Praça do Canhão), em Realengo, receberá atividades físicas e recreativas, dança, jogos e tendas com informações em saúde.

9h – CMS Prof. Waldemar Berardinelli, Sepetiba, promove roda de conversa com vídeos, sensibilizando os hipertensos e café dançante com papo reto do Rap da Saúde com os alunos da Academia Carioca, na própria unidade.

8h às 10h – CMS Maria Aparecida de Almeida e a CF Samuel Penha Vallle, ambos em Paciência, terão aulão de hidroginástica, ginástica, Tai chi chuan e café da manhã, no SEST/SENAT.

7h às 10h – CF José Antônio Ciraudo, em Santa Cruz, realizará circuito de atividades desportivas como disputa de pênalti, câmbio (iniciação ao voleibol) e queimado, na própria unidade.

8h às 10h – CMS Cyro de Mello, em Paciência, contará com roda de conversa sobre prevenção de doenças crônicas e orientação sobre alimentação saudável, na própria unidade.

Dia 07/04/2016:

08h30  – Equipe da Unidade Integrada de Saúde (UIS) Manoel Arthur Villaboim, em Paquetá, realizará um passeio ao Museu do Amanhã com aulão de alongamento na Praça Mauá.

08h30  – Equipe do CMS José Messias do Carmo, no Santo Cristo, promoverá caminhada, alongamento e roda de conversa com dinâmicas sobre o conceito amplo de saúde, o autocuidado e a importância da felicidade para a saúde, na        Vila Olímpica Machado de Assis.

9h – CMS Salles Netto, no Rio Comprido, realizará roda de conversa sobre alimentação adequada antes e após a prática da atividade física e aulão de ginástica na própria unidade.

9h – CMSs Fernando Antônio Braga Lopes, no Caju; Ernesto Zeferino Tibau Jr., em São Cristóvão; e a CF Dona Zica, na Mangueira, realizarão caminhada, jogos educativos, piquenique saudável e aulão funcional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.

08h30 – Todas as unidades básicas de saúde da Zona Sul terão na programação caminhada e circuito na areia do Aterro do Flamengo, com concentração no Palácio do Catete.

7h às 12h – CMS Milton Fontes Magarão, Engenho de Dentro, promoverá atividades na Reserva do Grajaú, com aula de ginástica ao ar livre com orientações em saúde e piquenique.

Manhã – CF Ana Maria Conceição dos Santos Correia, na Vila Kosmos, programou gincana com os alunos e caminhada no Parque de Madureira.

7h30 às 10h – CF Jamil Haddad, em Paciência, CMS Enfermeira Florípes G. Pereira, em Santa Cruz, realizarão aulão e café da manhã com orientações sobre alimentação saudável e escovação, no território e na unidade.

8h às 10h – CMS Cesário de Melo, em Santa Cruz, programou atividade educativa com roda de conversa sobre atividade física e autocuidado, na própria unidade.

8h às 10h – CMS Dra. Maria Aparecida de Almeida e a CF Samuel Penha Vallle, ambos em Paciência, programaram aulão de hidroginástica, ginástica, tai chi chuan e café da manhã, no SEST/SENAT.

Dia 08/04/2016:

Manhã – CMS Alice Toledo Tibiriçá, em Irajá, realizará atividades aquáticas, com informações sobre tópicos ligados ao diabetes e a importância da prática regular de atividade física, no território.

Dia 14/4/2016:

08h às 16h – Paquetá receberá um piquenique com orientações sobre alimentação saudável, caminhada ecológica e luta terapia.

Dia 26/4/2016:

Manhã – CF Souza Marques, em Campinho, realizará roda de conversa com orientações sobre alimentação saudável e os benefícios da atividade física regular, na própria unidade.

Dia 30/3/2016:

14h às 16h – CMS Emydio Cabral, em Paciência, programou atividades desportivas como iniciação ao vôlei e vôlei adaptado e roda de conversa sobre importância da atividade física na terceira idade, na própria unidade.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *