Carretinha da Saúde recebe prêmio da ONU em cerimônia no Palácio do Planalto

Projeto tem como meta o combate à hanseníase no Estado do Rio de Janeiro

Representantes do RIOSOLIDARIO-Obra Social do Rio de Janeiro e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) estiveram em Brasília, nesta quarta-feira (30/5), para receber, das mãos da Presidenta Dilma Rousseff, o Trofeu ODM na 4ª edição do Prêmio ODM Brasil (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio), em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto. A premiação foi em reconhecimento ao projeto Carretinha da Saúde, de combate à hanseníase no Estado do Rio de Janeiro.

O Prêmio trata-se de uma iniciativa que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU em 2000, servindo como um banco de práticas bem sucedidas, que seja referência de política pública para sociedade e governos.

Para a diretora presidente do RIOSOLIDARIO, Daniela Pedras, o prêmio significa uma conquista importante e uma motivação a mais para o desenvolvimento de novas tecnologias sociais.

– Estar entre as melhores práticas do Brasil mostra o reconhecimento de que estamos mais uma vez inovando no sentido de criar projetos estruturantes que levam, não só a informação, mas a solução de problemas, como é o caso do estigma da hanseníase – disse Daniela Pedras.

Nesta edição, o prêmio recebeu 1.638 práticas inscritas – sendo 720 de organizações civis e 918 de prefeituras. Do total das inscrições, 51 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A Carretinha da Saúde foi uma das 20 contempladas.

A cerimônia também contou com a presença do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, de Helen Clark, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de Rodrigo Rocha Lourdes, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

O Prêmio ODM Brasil é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Carretinha da Saúde – Adaptada com três ambulatórios, palco e elevador para pessoas com deficiências, a Carretinha da Saúde possui espaço para atividades de educação em saúde, sala de espera climatizada e recursos multimídia. Com a participação de profissionais da saúde, as pessoas atendidas recebem informações sobre a hanseníase e seus sintomas, realizam exame para identificar a doença e, em caso positivo, são encaminhadas a uma unidade de saúde para início do tratamento, totalmente gratuito, disponibilizado pelo SUS.

A unidade móvel iniciou seu trabalho em agosto de 2011 e faz parte do programa “Rio sem Hanseníase” e tem o objetivo de percorrer os 92 municípios do estado, incluindo todas as comunidades pacificadas (UPPs), unidades do Novo Degase, entre outras ações. A iniciativa é uma parceria do Morhan com o RIOSOLIDARIO e patrocínio do Instituto EBX.

Objetivos do Milênio –  As metas são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *