Centro do Envelhecimento inaugura com simpósio aberto ao público

Projeto da Secretaria de Estado de Saúde e do Instituto Vital Brazil pretende estudar a fundo o idoso
Nessa quarta-feira, dia 7 de março, o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) começou as suas atividades com o simpósio “Metas e desafios na saúde do idoso”, que aconteceu no auditório da Fundação Planetário, na Gávea, ao lado de onde funcionará o Centro. A programação aborda assuntos como “Como está o idoso no Brasil e no mundo?”; “O papel da pesquisa na saúde” e “Os problemas em geriatria e gerontologia”.
“Espero buscar conhecimento sobre o que está sendo feito e pensado no Rio sobre o idoso”, disse Vinícius Fragoso, do Programa de Atenção Domiciliar do Idoso, da Secretaria de Saúde. A aluna de Medicina da Unigranrio, Fernanda Fernandes, compareceu ao evento para buscar informações sobre geriatria. “Pretendo fazer residência na área e me inscrevi no evento para saber como está o avanço das pesquisas desta área no Rio de Janeiro”, contou.
Quem não conseguiu estar presente ao evento, pôde acompanhar a transmissão do simpósio ao vivo pelo site do Instituto Vital Brazil (http://www.aplicanet.com.br/Eventos/evento.html).  
O Cepe tem a finalidade de ser um espaço de discussão de temas relacionados ao envelhecimento e capacitar profissionais e cuidadores envolvidos na atenção ao idoso por meio de debates, cursos e seminários abertos ao público. O Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento é uma iniciativa pioneira no sentido de procurar conhecer melhor a realidade da saúde do idoso no Rio de Janeiro. Os estudos possibilitarão novas propostas de políticas públicas voltadas para o cidadão idoso e a capacitação dos profissionais de saúde e outras categorias profissionais em cuidados geriátricos e gerontológicos.
Com o envelhecimento populacional, o aumento de doenças crônicas não transmissíveis resulta em comprometimento da independência dos idosos, o que gera enormes custos pessoais, familiares e financeiros.
O próximo simpósio será no dia 9 de março, sexta-feira, com o tema “Discriminação por idade”. As inscrições já estão encerradas, mas o evento também será transmitido ao vivo pela internet.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *