Eleitos

Toma posse o 6º Corpo de Conselheiros do CONTER

O presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia(CONTER), Elias Fonseca Cunha, deu posse ao 6º Corpo de Conselheiros da instituição, para a gestão que vai do dia 4 de junho de 2012 a 3 de junho de 2017. Na mesma ocasião, foi eleita a nova diretoria executiva do Conselho, que conduzirá os trabalhos da equipe pelos próximos dois anos e meio.

Veja a publicação do resultado no Diário Oficial da União, clique aqui

Durante a solenidade, membros da Comissão Eleitoral frisaram a importância do momento e salientaram as dificuldades inerentes ao processo. “Estou emocionado pela função que me foi confiada. Não foi fácil, conduzir um processo eleitoral em nível nacional exige o máximo de nós. Junto com minha equipe, realizamos bem o trabalho e hoje estamos aqui, fazendo história”, disse o presidente. 

A vencedora das eleições foi a chapa União e Ética, formada por representantes de quinze dos dezenove Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs). Houve uma grande preocupação com a pluralidade na formação do grupo. 

RENOVAÇÃO DE 77%

Dos nove conselheiros efetivos que foram eleitos neste pleito, apenas quatro são remanescentes da gestão anterior. Outros dois eram suplentes e foram elevados à condição de efetivos. Os demais não tinham cargo no CONTER, chegaram agora. Já o corpo de conselheiros suplentes foi todo renovado, nenhum dos membros que fazem parte dessa gestão pertencia à anterior. Vamos aos nomes: 

CONSELHEIROS EFETIVOS

Abelardo Raimundo de Souza | 9ª Região
Antônio Ubirajara Velho Gomes Jardim | 6ª Região
Fontaine de Araújo Silva | 16ª Região
Haroldo Félix da Silva | 10ª Região
José Paixão de Novaes | 5ª Região
Júlio César dos Santos | 3ª Região
Oldemir Lopes Félix | 12ª Região
Valdelice Teodoro | 10ª Região
Valtenis Aguiar Melo | 14ª Região

CONSELHEIROS SUPLENTES

Adriano Célio Dias | 18ª Região
Alceu Gaulke | 11ª Região
Aldenildo Pereira da Silva | 1ª Região 
Eduardo Vieira Lyra | 9ª Região
Manoel Benedito Viana dos Santos | 17ª Região
Marcos Valério Neppel de Lima | 13ª Região
Raimundo Donato dos Santos | 19ª Região
Salomão de Sousa Melo | 2ª Região

ELEIÇÃO DA DIRETORIA

Logo após a posse do novo corpo de conselheiros, foi realizada a eleição para os cargos de diretor presidente, diretor secretário e diretor tesoureiro do 6º Corpo de Conselheiros do CONTER. 

Por unanimidade, Valdelice Teodoro foi reconduzida ao cargo de diretora  presidente. O antigo diretor secretário, Valtenis Aguiar Melo, declinou e não quis concorrer. Para a sua função, também por unanimidade, foi eleito o conselheiro Haroldo Félix da Silva. 

“Cumpri meu papel e agora abro espaço para que outros profissionais possam devolver à categoria tudo que a profissão lhes deu. O perfil do meu sucessor é o melhor possível, trata-se de um homem experiente, que conhece o mercado de trabalho. O Haroldo sabe exatamente o que deve ser feito, nossa classe está em boas mãos”, colocou Valtenis Aguiar Melo.

Para a função de diretor tesoureiro, foi reeleito o conselheiro Abelardo Raimundo de Souza, que venceu a disputa contra o conselheiro José Paixão de Novaes. 

ÚLTIMO MANDATO

Logo após ser reeleita como presidenta do CONTER, Valdelice Teodoro frisou que esta será sua última gestão. “Os meus companheiros de trabalho sabem que não era minha vontade concorrer novamente, mas o momento não permitia a mudança do presidente e aceitei o desafio de liderar a equipe, pois meu nome tem consenso político e já é conhecido pelas lideranças do país. Estamos atravessando um momento delicado, em que qualquer alteração dessa natureza poderia colocar em risco a regulamentação da profissão. Renovamos praticamente todo o corpo de conselheiros e demos manutenção à estrutura necessária, para vencer as disputas judiciais em que nos envolvemos”, argumentou Valdelice Teodoro.

A nova diretoria tem dois grandes desafios pela frente. Um deles é a aprovação do PL n.º 3.661/12, que pretende modernizar o marco regulatório das técnicas radiológicas no Brasil. O outro é conquistar a vitória definitiva na justiça federal contra categorias que querem usurpar os direitos da categoria e exercer a profissão sem a devida habilitação.

Além disso, por suposto, melhorar ainda mais o poder de fiscalização do Sistema CONTER/CRTRs
De acordo com Valdelice Teodoro, após sua última gestão, haverá nomes fortes para a função de presidente, justamente, pela condição em que a esse assunto é pensado. Segundo a presidenta, os profissionais das técnicas radiológicas devem participar ainda mais da vida política dos CRTRs, pois é nesse contexto que surgem nomes em potencial para chegar ao CONTER.

LEGADO

O legado da gestão que terminou na sexta-feira passada é grande. O 5º Corpo de Conselheiros promoveu a uniformização do trabalho de fiscalização, que passou a contar com estruturas de comunicação social que permitem ao CONTER chegar mais facilmente aos mais de 84 mil profissionais das técnicas radiológicas espalhados pelo Brasil.

“Se fosse para escolher o maior legado da gestão anterior, certamente seria o trabalho de fortalecimento da fiscalização que promovemos. Adotamos ações executivas que tornaram a atuação do Sistema CONTER/CRTRs mais eficaz. Somente em 2011, investimos mais de R$ 1,3 milhão em fiscalização e conseguimos chegar a 3.345 municípios brasileiros. Definitivamente, estamos presentes na vida dos brasileiros, tentando fazer nossa parte para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”, afirma a presidenta do CONTER.

Nos últimos cinco anos, o CONTER adquiriu mais de R$ 5 milhões em patrimônios para os CRTRs. Em várias capitais, deixou de pagar aluguel para adquirir imóveis, que agora são da categoria. De nada valeria a articulação social da profissão se não houvesse uma preocupação efetiva com a estruturação física dos departamentos de fiscalização do exercício profissional. Isso sim é uma conquista verdadeira, ninguém tira da classe. Há condições de crescer sem dever a ninguém.

“Todos os passos que demos até aqui nos garante condições de caminhar com nossas próprias pernas rumo a um futuro brilhante. Temos que construir conselhos, sindicatos, associações e sociedades fortes para alicerçar nosso crescimento profissional. Todo o poder de construir uma profissão fantástica e plena de progresso constante está ao alcance das nossas mãos”, finaliza a presidenta reeleita do CONTER.

FONTE: CONTER

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *