Hospital Estadual da Mãe inaugura novos leitos, amplia capacidade de atendimento em 40% e ganha novo setor de UTI neonatal

A unidade passa a contar com 100 leitos de enfermaria  e 15 leitos de Unidade Intermediária

unnamed-1Com capacidade para realizar 400 partos a mais, a Secretaria de Estado de Saúde inaugura nesta terça-feira, (1/11), 47 novos leitos no Hospital Estadual da Mãe (HMãe), em Mesquita. São 30 novos leitos maternos, mais sete leitos de Unidade Intermediária (UI), além de um novo setor de UTI Neonatal, que conta com 10 leitos. Com a ampliação, a unidade, que fazia uma média de 600 partos mensais, terá condições de realizar 1.000 partos, um aumento de 40%.

– O Hospital da Mãe é uma referência na Baixada, possui uma estrutura muito boa, mas não contava com UTI neonatal, por exemplo. Com a ampliação de leitos vamos oferecer mais este serviço à população. A unidade contava com 70 leitos maternos e passa a ter 100, além disso, criamos a UTI neonatal, que não existia e ampliamos a Unidade Intermediária de 8 para 15 leitos – explicou o secretário de Estado de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr. .

A ampliação da maternidade faz parte da mudança de fluxo de pacientes que começa a ser implementada na Baixada Fluminense. A partir desta quarta-feira (2/11), as pacientes atendidas na maternidade do Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans (HEVMC) devem se direcionar ao Hospital Estadual da Mãe. Os pacientes que estão internados na maternidade do HEVMC sem previsão de alta também serão transferidos para o HMãe.  O HEVMC passará a atuar exclusivamente na realização de cirurgias eletivas e com o Centro de Tratamento de Queimados.

A Unidade – Inaugurado em junho de 2012, o Hospital Estadual da Mãe de Mesquita é uma das principais referências no atendimento de gestantes do SUS com perfil de baixa e média complexidades na Baixada Fluminense. Com uma média de 600 partos realizados por mês, a unidade funciona com ambulatório de atendimento pré-natal e maternidade, leitos de alojamento conjunto, leitos de UI Neonatal e 12 salas de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP), além de leitos de recuperação pós-anestesia, assistência a recém-nascidos e centro cirúrgico. O Hospital da Mãe fica na Av. Dr. Carvalhães, 400 – Rocha Sobrinho, Mesquita.

Hospital Estadual da Mãe – Antes e depois das obras

 

Antes das obras

 

 

Depois das Obras

70 leitos de enfermaria

 

100 leitos de enfermaria

 

10 leitos de UTI Neonatal
8 leitos de Unidade Intermediária

 

15 leitos de Unidade Intermediária

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *