Instituto Vital Brazil estará na Rio +20

Empresa do Governo do Estado participa da Conferência com seminários virtuais e apresentação de tecnologia


A Rio+20, conferência sobre desenvolvimento sustentável, terá a participação do Instituto Vital Brazil (IVB) entre os dias 13 e 19 de junho, com dois seminários virtuais temáticos e a apresentação do projeto de testes de pré-natal com a tecnologia de papel de filtro.

O pré-natal e o papel de filtro – Representantes do Laboratório de Biomarcadores do Instituto Vital Brazil estarão no evento no estande da Siemens, no Parque dos Atletas, Barra da Tijuca, entre os dias 13 e 15 de junho. Segundo o coordenador do Biomarc, Juan Fidel Bencomo, “a prevenção é o suporte estratégico para sustentabilidade na área da saúde”. Com essa filosofia, o Biomarc participará da Rio+20 com apresentação do trabalho desenvolvido pelo laboratório com a tecnologia em papel de filtro (que permite que se faça exames de sangue com apenas um furo no dedo do paciente).

A participação na Conferência se deve à parceria com as empresas Fundação Enlace Hispano Americano de Salud (EHAS) e empresa de tecnologia alemã Siemens que apostam na telemedicina (via wi-fi) e em projetos como a Triagem Pré-Natal (do Biomarc) para diminuir distâncias entre localidades onde, talvez, o atendimento médico não chegue ou chegue precariamente. “Nossa intenção é apresentar uma tecnologia com a qual se pode fazer exames em qualquer parte do mundo, mesmo remota, com a mesma qualidade que se faz na capital”, explica Jordí Martí, Gerente Internacional da Dry Blood Spot Screening (DBSS), parceira do Instituto Vital Brazil neste projeto.

Telemedicina, palestras virtuais – Nos dias 14 e 19 de junho, o instituto estará, virtualmente, no estande da Secretaria de Saúde para ministrar dois seminários temáticos, sempre às 12h. No primeiro dia, “O arquiteto de família na construção de comunidades saudáveis” será tema do seminário de a arquiteta Mariana Estevão e a assistente social Aline Rocha, ambas do Projeto Arquiteto de Família. Serão apresentados os avanços e entraves do Arquiteto de Família, que tem como foco a assistência técnica com vias à promoção de melhorias habitacionais e a mobilização e organização comunitária, e como esse projeto tem colaborado para a promoção da saúde por meio de ações preventivas e para o desenvolvimento regional sustentável.

Já no dia 19, o tema do seminário será “Mudanças ambientais e acidentes com animais peçonhentos”, com os biólogos Cláudio Maurício Vieira e Cláudio Machado, com a participação do presidente da Casa de Vital Brazil, Érico Vital Brazil, como mediador. Os seminários acontecem em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e serão transmitidos virtualmente pelo site http://www.vitalbrazil.rj.gov.br.

Sobre o Vital Brazil – O Instituto Vital Brazil (http://www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *