Mamógrafo Móvel chega a Belford Roxo

Município é o 3º a receber o serviço que já realizou mais de 1.500 exames desde a inauguração 

mamografo_movelBelford Roxo será o próximo município a receber o Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde. A unidade chega nesta sexta-feira, 07 de março, e ficará instalada ao lado do Hospital Municipal Jorge Julio Costa Santos (Av. Retiro da Imprensa, 1013, na Vila Medeiros) até 26 de março, beneficiando pacientes de mais seis cidades da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Magé, Mesquita, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti.

Inaugurado em dezembro de 2013, o serviço já realizou até o momento 365 ultrassonografias e 1.260 mamografias desde então. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 15h. O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram 20 minutos em média.

Serviço – O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde e também realiza biópsias mamárias ali mesmo caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano de biópsias mamárias.

Inspiração em projetos de sucesso – A unidade móvel foi inspirada nos Tomógrafos e Ressonância Magnética Móveis, projetos da SES que já realizaram, juntos, mais de 110 mil exames desde 2009. Assim como nos dois serviços, o Mamógrafo Móvel foi instalado numa carreta especial que é composta por dois mamógrafos, um aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade. 

Agendamento – Os agendamentos dos serviços de mamografia e ultrassonografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *