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Ouvidoria Itinerante da SES chega a Niterói nesta sexta-feira (11.12)

Serviço já atendeu moradores da Central do Brasil, Nova Iguaçu e São Gonçalo

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_ouvidoria_itinerante_-_central_do_brasil_26Nesta sexta-feira (11/12), a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Estado de Saúde estará em Niterói para ouvir demandas, críticas e sugestões, além de orientar a população, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). O município é o quarto a receber o serviço da SES, que já passou pelo Rio de Janeiro (Central do Brasil), Nova Iguaçu e São Gonçalo, contabilizando 250 atendimentos. O índice total de resolubilidade dos atendimentos nesses municípios foi de 49% A ação em Niterói acontecerá em frente à bilheteria da estação das barcas, de 9 h às 16 h, na Praça Araribóia, s/n.

Lançada em outubro, a Ouvidoria Itinerante da SES realizou mais atendimentos (41%) quando esteve na Central do Brasil, área que concentra grande circulação de pessoas diariamente. Já Nova Iguaçu concentrou 32% dos atendimentos e São Gonçalo, 27%. As manifestações são classificadas como: denúncia, elogio, informação, solicitação e reclamação. Entre os principais temas abordados pela população, o diagnóstico de exames, realização de consultas diversas, dificuldade de acesso ou interrupção de serviços, realização de cirurgias, problemas com recursos humanos e assistência farmacêutica.

Todas as demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde são recebidas e repassadas aos respectivos órgãos pela Ouvidoria da SES. O índice de resolubilidade alcançado chegou a 75% na Central do Brasil; 39% em Nova Iguaçu; e 22% em São Gonçalo.

– O serviço móvel de Ouvidoria reflete um modelo de gestão mais participativo, que busca estreitar a relação entre a secretaria e os usuários do serviço público de saúde. Quem ouve, com certeza, erra menos – destaca Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.

A equipe da Ouvidoria Itinerante é composta por dez ouvidores, que são psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área administrativa, e trabalham na van adaptada pela SES para o projeto. Demandas de urgência e emergência têm prazo de 48 horas para retorno. Demandas administrativas, 15 dias, e processos administrativos, 30 dias. Os prazos são previstos em regulamentação específica para ouvidorias.

A intenção é que a Ouvidoria Itinerante percorra todas as regiões do estado. Já na segunda fase do projeto, a unidade móvel deverá percorrer as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h).

O projeto – A Ouvidoria Itinerante foi lançada em 15 de outubro na Central do Brasil, quando realizou 103 atendimentos, alcançando índice de resolubilidade de 85% para demandas relacionadas à SES e 49% para aquelas que envolviam os municípios. Em 07 de novembro esteve em Nova Iguaçu e, em 24 de novembro, em São Gonçalo.

A Ouvidoria – A Ouvidoria é um canal de comunicação da população com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro para receber as demandas e encaminhá-las ao setor competente. A identificação do usuário é importante, mas não é obrigatória. A Ouvidoria Geral da SES atende no telefone 0800 025 5525 nos dias úteis, das 8h às 17h, e pelo e-mail ouvidoria@saude.rj.gov.br. Mais informações no site www.saude.rj.gov.br.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

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