Prefeitura inaugura duas Clínicas da Família na Zona Norte

Com as inaugurações, município passa a contar com 67,25% de cobertura em saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou ontem a Clínica da Família Klebel Oliveira Rocha, em Olaria, e a Clínica da Família Valter Felisbino de Souza, em Ramos, ambas na Zona Norte da cidade. A nova unidade de Olaria contará com sete equipes de saúde da família e três de saúde bucal, beneficiando 21 mil pessoas. Já a nova clínica de Ramos conta com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal, beneficiando 24 mil moradores do Complexo do Alemão.  O investimento foi de R$ 5,2 milhões por cada unidade e as clínicas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 8h ao meio-dia.

As novas clínicas da família contam com consultórios, sala de procedimentos e exames laboratoriais, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de saúde da mulher, sala de saúde da criança, acolhimento mãe-bebê, sala de hipertensão e diabetes e sala de raio-x e ultrassonografia. As unidades integram a Área de Planejamento 3.1, que abrange os bairros: Bonsucesso, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Cordovil, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Maré, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Ramos e Vigário Geral. Com as inaugurações, a região passa a contar com 81% de cobertura em saúde da família.

“É um orgulho imenso inaugurar mais duas clínicas, saber que a cidade já conta com 109 unidades e com o maior número de equipes de saúde da família do País. Um investimento feito nos últimos oito anos que transformou a vida dos cariocas”, comemorou o Secretário Municipal de Saúde Daniel Soranz.

As clínicas da família são um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. O município do Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, 67,25% dos cariocas ­– mais de 4 milhões de pessoas – têm cobertura de saúde integral. A cidade passa a contar com 109 clínicas da família em 67 bairros. Na clínica da família, os pacientes têm atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.

As novas clínicas da família foram batizadas em homenagem à Klebel de Oliveira Rocha, que desde cedo, esteve ligado aos projetos de futebol no bairro, levando a atividade esportiva para as crianças da região.  O homenageado, que superou um problema de saúde desde o nascimento, é reconhecido em Olaria pela sua participação e engajamento em ações sociais. Querido por todos vizinhos, faleceu aos 54 anos. Valter Felisbino foi membro da Associação de Moradores da Grota por mais de 15 anos, sempre ligado aos projetos sociais do bairro. Buscando ressaltar a importância do acompanhamento de familiares no crescimento das crianças, organizava reuniões com pais e responsáveis do bairro. Também incentivava o esporte, promovendo campeonatos para crianças e adultos da vizinhança.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *