Prefeitura inaugura setor de Endoscopia e Colonoscopia

Serviço do Hospital Miguel Couto abrirá mais 70 vagas por mês no SISREG

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, o Setor de Endoscopia e Colonoscopia Dr. Edison Paixão, no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. O novo serviço tem capacidade de realizar, por mês, em torno de 130 exames de endoscopia e 40 de colonoscopia, com vagas ambulatoriais ofertadas pelo Sistema de Regulação do município, o SISREG. Esses dois procedimento estão entre os dez com as maiores filas de espera, com mais de 4 mil pessoas aguardando pela chance de fazer um deles.

O novo setor – em uma área recém-reformada e equipada do hospital, conta com uma sala para realização de endoscopia, uma para colonoscopia e uma para repouso do paciente após ser submetido ao procedimento. O hospital já faz os dois exames, mas com as novas instalações a capacidade de realização de endoscopias digestiva será 30% maior e a de colono vai dobrar, possibilitando assim o aumento da oferta de vagas para o SISREG.

A inauguração do Setor de Endoscopia e Colonoscopia Dr. Edison Paixão é mais uma das medidas da Secretaria Municipal de Saúde que compõem a estratégia para redução das filas do Sistema de Regulação. Atualmente, cerca 140 mil pessoas estão no SISREG esperando a oportunidade de realizar algum procedimento na rede pública, seja cirúrgico, consultas ou exames.

“O setor vai ajudar a diminuir não só a fila, mas o tempo de espera por esses exames. Já conseguimos reduzir muito esse tempo, especificamente, no Hospital Municipal Miguel Couto, que realizava esses procedimentos no centro cirúrgico. Liberamos o centro cirúrgico para a realização de novas cirurgias e vamos manter os exames de colonoscopia e endoscopia no setor preparado especificamente para esses procedimentos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos. “O impacto da criação deste setor não se limita ao hospital. Nós acreditamos que vai diminuir o tempo de espera das pessoas que precisam dos exames para diagnóstico de tumores do aparelho digestivo”, completou.

Com os esforços concentrados desde o início do ano, a nova gestão da Secretaria Municipal de Saúde já conseguiu abrir vagas e acelerar a realização de procedimentos em alguns dos serviços com maior demanda. Estão sendo feitos ordenamentos das filas e agendas de hospitais da rede própria e novas parcerias com hospitais universitários e federais.

Sobre o Dr. Edison Paixão – O Setor de Endoscopia e Colonoscopia está sendo batizado em homenagem ao médico patologista Edison Rodrigues da Paixão. Nascido no Rio de Janeiro em 1948, formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina (UFRJ) em 1973, fazendo residência no Hospital Federal de Ipanema e entrando para o serviço público municipal em 1979, quando ingressou nos quadros do Hospital Miguel Couto. Foi diretor da unidade de 29 de março de 1996 a 12 de dezembro de 2004 e, antes de assumir este cargo, diretor de Divisão Médica (1991-1996). Sempre se destacou como defensor da saúde pública e dos valores éticos no exercício da medicina e na gestão das unidades públicas de saúde. Faleceu em 12 de agosto de 2016, pouco depois de lançar o livro “Saúde pública – entre deuses e demônios”, em que faz uma reflexão sobre as políticas públicas de saúde, dentro do contexto socioeconômico, e sobre o SUS, pelo qual sempre lutou.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *