Profissionais do Mais Médicos visitam o Rio Imagem

Um grupo de 12 médicos estrangeiros visitou nesta quinta-feira, 19 de setembro, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado, o Rio Imagem, no Centro do Rio. São profissionais que chegaram ao Rio de Janeiro para integrar o Mais Médicos, programa do Governo Federal, e esta semana vêm acompanhando uma série de oficinas de capacitação sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde.

– O Governo do Estado está promovendo uma série de palestras, com professores que vêm falar de temas relacionados à atenção básica, que é onde eles vão trabalhar, para que conheçam melhor o Sistema Único de Saúde. Estamos fazendo o intercâmbio entre o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde, através do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-RJ) – explicou a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, Andrea Mello.

Além do Rio Imagem, os médicos já visitaram o Hospital Estadual da Criança, o Hospital Estadual da Mãe e o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart. O cronograma de encontros e visitas a unidades de saúde foi elaborado pela Subsecretaria de Atenção à Saúde do Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde e COSEMS-RJ. Ao todo, são oito mulheres e quatro homens, de nove nacionalidades diferentes, que vão atuar na Atenção Básica dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Queimados e Rio de Janeiro.

– Quando você é médico, nasce com a cicatriz no coração e quer ajudar as pessoas. O médico de família precisa das suas mãos e cabeça para trabalhar – conta a médica espanhola Maria Amaya, que, além da Espanha, já atuou no Reino Unido.

Na visita, além de conhecerem as instalações e equipamentos da unidade, os profissionais puderam entender melhor como funciona o encaminhamento de pacientes para marcação de exames no Rio Imagem, feita por sistema online através das secretarias municipais de saúde, dentro das cotas municipais para realizar os procedimentos.

– Muitos de seus pacientes serão encaminhados para cá. Eles precisam entender como funciona essa regulação – ponderou o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro.

Rio Imagem – Inaugurado em dezembro de 2011, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado atende aos usuários do SUS de todo o Rio de Janeiro, tornando-se em menos de dois anos referência tanto para médicos como para a população. Em 20 meses já realizou 405 mil exames. São mais de 25 mil exames de diagnóstico por mês, entre tomografias, ressonâncias (com ou sem sedação), ultrassonografias, mamografias, ecocardiogramas, raios-x.

Números – A unidade, que recebeu R$ 33,5 milhões em investimentos do Governo do Estado, conta com uma ala inédita na rede voltada especialmente para a saúde da mulher, com ultrassonografia e mamógrafo, e um setor de ensino e pesquisa, com uma central de análise de laudos e um auditório com cerca de 50 lugares para cursos e capacitação de profissionais.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *