Saúde inicia vacinação contra raiva animal no próximo sábado, dia 1o

Campanha será realizada em cinco etapas e imunizará cerca de 685 mil cães e gatos em toda a cidade

A Secretaria Municipal de Saúde inicia no próximo sábado, dia 10 de agosto, a campanha Rio Sem Raiva 2013, que imunizará cães e gatos em toda a cidade. Serão 1.026 postos de vacinação, montados em postos de saúde, escolas municipais, associações de moradores e comunidades, e que estarão à disposição da população das 8h às 17h, nas cinco etapas da campanha. A estimativa é vacinar cerca de 685 mil animais, sendo mais de 100 mil nesta primeira etapa.

Neste primeiro momento, a campanha vai contemplar as seguintes regiões da cidade: Saúde, Gamboa, Caju, Santo Cristo, Portuária, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Santa Teresa, Mangueira, Benfica, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá e bairros da Zona Sul.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, doença que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. Daí a importância da vacinação. A doença tem grau de letalidade próximo a 100% e, no município do Rio, está controlada há 25 anos.

Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem surgir por cerca de 36 horas após a aplicação. As etapas seguintes acontecerão em 31 de agosto, 21 de setembro, 19 de outubro e 30 de novembro com alcance em todo o Município do Rio.

A data da campanha em cada bairro da cidade e o local mais próximo para levar o animal ao posto de vacinação podem ser conferidos pelo telefone 1746. Veja a relação dos postos também no site: www.rio.rj.gov.br/web/sms

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *