Secretaria de Educação promove palestras na Semana de Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência

Teresópolis, 5 de março de 2012 – A Prefeitura de Teresópolis, através do Serviço de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, promove entre os dias 5 e 9 de março uma série de palestras nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino sobre a Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência. Entendendo que a melhor estratégia para vencer a obesidade na infância e na adolescência é a prevenção, o objetivo dessas palestras é alertar os estudantes sobre a importância dos bons hábitos alimentares e de um estilo de vida benéfico na formação de adultos saudáveis e participativos.


Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a obesidade infantil tem gerado muita preocupação por parte dos médicos, não só pelo grande aumento na sua freqüência, mas também por suas consequências sociais, psicológicas e de saúde. “Torna-se cada vez mais importante a prevenção e tratamento precoce do sobrepeso e da obesidade infantil, devido às ligações que estas apresentam com doenças na vida adulta, como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares. Temos que cuidar bem de nossas crianças, já que elas são o nosso futuro”, lembrou o Secretário.


As palestras, que acontecem esta semana nas escolas municipais Maçom Lino Oroña, Sebastião Branco e Sizenando Adolpho Tayt-Sohn buscam principalmente iniciar um processo de conscientização nos alunos. “Durante a palestra falamos sobre o que é a obesidade, a prevalência e as consequências do sobrepeso, os problemas psicológicos físicos e sociais que acarretam, suas causas e como se prevenir de tudo isso”, explica a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Andréa Leardini Cassano, responsável pelas palestras. 


Segundo a Diretora do Serviço de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Nirvana Maria Holanda Fernandes, o principal objetivo é prevenir hoje para não termos adultos obesos amanhã. “O Serviço de Alimentação Escolar da SME já oferece um cardápio diferenciado para crianças com quaisquer patologias como obesidade, hipertensão ou diabetes em nossas escolas. Porém, cabe aos pais e aos próprios alunos uma conscientização maior sobre essas condições”, explica Nirvana.
Palestra da nutricionista Andréa Cassano para alunos da E. M. Maçom Lino Oroña


FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *