Blog

TCU parabeniza CNEN pelo trabalho de regulação do setor nuclear

O Ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Sherman Cavalcanti, parabenizou publicamente o desempenho da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) na regulação do setor nuclear brasileiro. “A CNEN está de parabéns pelo trabalho que vem realizando”, disse o Ministro. A declaração foi feita na abertura do seminário “Segurança Nuclear e Radiológica”, promovido pelo TCU no Rio de Janeiro, na terça-feira (4/10), com o objetivo de promover a troca de informações sobre a atuação das entidades integrantes do Programa Nacional de Atividades Nucleares, em relação às ações de segurança nuclear e radiológica.

O Ministro Sherman lembrou que, assim como todos os órgãos públicos brasileiros, a CNEN é acompanhada com rigor pelo TCU em suas despesas e também na qualidade dos serviços prestados à sociedade brasileira. Auditorias recentes do TCU sobre a CNEN apontaram algumas falhas e processos imperfeitos, mas estes foram alvo de atenção redobrada para que fossem corrigidos. O que o ministro elogiou foi justamente a qualidade geral dos serviços prestados pela CNEN e o empenho e seriedade em avançar nos pontos onde o TCU considerou que havia espaço para melhorias.

O Seminário foi realizado no Palácio Itamaraty, no Centro da cidade, e reuniu dirigentes das mais importantes instituições do setor nuclear brasileiro: CNEN, INB, Nuclep, Eletronuclear, Sipron e centros de pesquisa das Forças Armadas. Três dirigentes da CNEN foram palestrantes. O presidente, Angelo Fernando Padilha, apresentou a estrutura, atividades, metas e desafios da instituição. Maria Helena Marechal, da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN, falou mais detalhadamente sobre os processos de licenciamento e controle de instalações que utilizam material radioativo. O titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, José Augusto Perrotta, abordou a segurança dos institutos de pesquisa da área nuclear.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.