Vigilância Sanitária abre inscrições para cursos gratuitos de julho

As vagas são para ambulantes, salões de beleza e estúdios de piercing e tatuagem

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos da Vigilância Sanitária voltados para ambulantes e profissionais e proprietários de salões de beleza e estúdios de piercing e tatuagem. São 50 vagas em cada curso, que terá aula única de três horas. Os encontros, que têm o objetivo de prevenir riscos à saúde dos consumidores e usuários desses serviços, serão no auditório do órgão, que fica na Rua do Lavradio, 180/6º andar, na Lapa.

O curso para ambulantes será no dia 25 julho e vai abordar noções básicas de higiene na manipulação de alimentos, a fim de alertar sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados por esses comerciantes e, assim, diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida. O conteúdo será aplicado numa aula de 3 horas, com distribuição de um certificado de participação individual. Àqueles que não puderem comparecer nestes, a Vigilância Sanitária disponibiliza outras datas, durante todo o ano: 29 de agosto, 26 de setembro, 31 de outubro, 28 de novembro e 12 de dezembro. Para essas datas, as inscrições devem ser feitas no começo de cada mês.

Já o curso para salões de beleza será realizado no dia 24 de julho e terá orientações sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, o uso de cosméticos regularizados, a limpeza e desinfecção do ambiente, e a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, dentre outras. O conteúdo também será ministrado em apenas uma aula, de três horas, que vão ocorrer várias vezes no ano. Serão 50 vagas por aula.  As outras datas disponíveis para os profissionais da beleza são 25 de setembro e 27 de novembro. As inscrições também devem ser feitas no começo de cada mês.

Os proprietários e trabalhadores dos estúdios de tatuagem e piercing ganharam, neste ano, um curso exclusivo para a área, que vai abordar a limpeza, esterilização e descarte adequado dos materiais, o uso de tintas regularizadas pela Anvisa, higienização do ambiente e a prevenção de doenças. O próximo será no dia 20 de julho. O conteúdo também será mostrado em apenas uma aula com 50 vagas. Haverá mais duas oportunidades até o final do ano: 28 de setembro e 30 de novembro.

Todas as aulas serão ministradas no auditório da Vigilância Sanitária. As dos ambulantes serão realizadas na parte da tarde, no horário das 14h às 17h; já as aulas para salões e estúdios serão realizadas na parte da manhã, no horário de 9h às 12h.

Os interessados em participar podem se informar pelo telefone (21) 2224-4606 ou pelo site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria, onde devem preencher a ficha de inscrição e enviar pelo e-mail geducavisa@gmail.com.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *