Beleza, saúde, serviços e lazer em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Ação social na Praça Balthasar da Silveira acontece neste sábado, 10

No domingo, 11, tem Ação Mulher no PSF da Fonte Santa

Teresópolis, 8 de março de 2012 – Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura promove neste sábado, 10, uma ação social com uma série de serviços integrados com foco na promoção e no fortalecimento da cidadania feminina. Por iniciativa da Secretaria dos Direitos da Mulher, o mutirão de saúde, beleza e lazer acontece das 9h às 19h, na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa –, na Várzea.

Para a Secretária dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, nos últimos 50 anos a mulher tem obtido vários avanços e conquistas perante a sociedade. “As mulheres têm muito a comemorar, como mães e trabalhadoras. Não há mais fronteiras nem barreiras no mercado de trabalho, pois elas estão mostrando sua capacidade nas mais variadas áreas de atuação e tendo o devido reconhecimento. Em relação à violência doméstica, através da conscientização, as mulheres devem fazer com que a paz se manifeste em seus lares e se projete no mundo”, salientou.

Com o tema ‘A Mulher e a Sustentabilidade’, escolhido pela Secretaria Nacional das Políticas para as Mulheres para este ano, a ação social contará, na área da saúde, com aferição de pressão arterial; teste de glicose; rodas de conversa sobre amamentação, câncer de mama, câncer de colo uterino e doenças sexualmente transmissíveis e informações sobre a importância do banco de sangue e prevenção à dengue.

Também haverá emissão de carteira de trabalho, preenchimento de currículos e cadastramento para emprego e exibição do filme “Informando sobre microcrédito individual para profissionais autônomos”, com equipe do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Atendimento de advogada, psicóloga e assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher sobre os direitos das mulheres; massoterapia, arteterapia, distribuição de material didático relativo às questões de gênero são outros atendimentos oferecidos de graça, além de informações e cadastramento para o Programa Bolsa Família.

Na área de beleza, as mulheres terão acesso a corte de cabelo. Equipe do Instituto Avon fará maquiagem e exibirá o vídeo “Aprenda a maquiar-se”. Sorteio e distribuição de brindes acontecerão durante o evento.

Apresentação de banda escolar e contação de histórias, atrações do projeto Cultura nos Bairros, com atividades musicais, teatrais e circenses, e ainda brinquedos infláveis para a diversão das crianças, participação do grupo de ginástica da 3ª Idade e de grupo de capoeira do Mestre Sorriso compõem as atividades de lazer que serão oferecidas durante todo o sábado.  Também está prevista exposição de artesanato da clientela dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).

A ação social acontecerá durante o expediente do Espaço Mulher, feira criada pela Prefeitura e que é vinculada à Secretaria dos Direitos da Mulher, reunindo cerca de 50 expositoras com opções variadas nas áreas de confecção, artesanato e gastronomia.

Coordenada pela Secretaria dos Direitos da Mulher, a iniciativa tem a parceria das Secretarias de Administração, Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Esportes e Lazer, Governo, Obras, Saúde, Segurança, Trabalho e Emprego e de Turismo. A ação conta ainda com a colaboração da Associação Comercial, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, do Sindicato dos Bancários de Teresópolis, do Instituto Avon e das empresas SAF Assistencial, Photo Santa Tereza, Cabelo, Corpo & Cia e Ultra Comunicação Visual.

Ação Mulher no domingo
Também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta, 8, a Unidade de Saúde da Família da Fonte Santa realiza neste domingo, 11, uma série de atividades, como mesas redondas sobre a promoção e a prevenção da saúde integral da mulher. O atendimento acontecerá na própria unidade, das 9h às 16h, e contará com especialistas para tratar de temas comuns vivenciados pelas mulheres.

Durante o dia serão realizadas conferências sobre violência doméstica, direitos da mulher, prevenção do câncer de mama e ginecológico, saúde bucal, autocuidado e dengue. Exames médicos laboratoriais de prevenção e homenagens com distribuição de brindes também serão oferecidos pelas equipes de saúde. Corte de cabelo, serviços de manicure e distribuição de brindes completam a programação.

Além das mulheres da comunidade, a ação contemplará também todas as mulheres do programa municipal Pique Trabalho (Programa Municipal de Integração, Qualificação e Empreendedorismo), que atuam no sistema de estacionamento rotativo Pare Legal e em frentes de trabalho na Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *