Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama no Brasil será debatido em seminário na Região do Amazonas

INCA e Fiocruz vão discutir temas estratégicos para o fortalecimento das ações de detecção precoce dos cânceres mais incidentes no sexo feminino.
(Rio, 20/06) – O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Casa de Oswaldo Cruz e Instituto Leônidas e Maria Deane/Manaus) realizam, de hoje até sexta-feira, em Manaus, o seminário “O Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama no Brasil – trajetória, avanços e desafios”. O encontro vai reunir representantes dos sete estados da Região Norte e abordará temas estratégicos para o aprimoramento das ações de detecção precoce dos cânceres do colo do útero e de mama.
O objetivo é fortalecer a integração entre os setores diretamente envolvidos nas ações de detecção precoce, compartilhar experiências e dificuldades na implementação das ações do controle desses cânceres, além de apontar estratégias para o Plano de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer. Entre os participantes estarão representantes estaduais das áreas técnicas de controle do câncer, de movimentos feministas da região, profissionais de saúde e comunidade acadêmica local.
A Programação do Seminário é composta das seguintes mesas temáticas:  Situação Atual do Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama no País e Região Norte; A sociedade civil organizada e o controle dos cânceres do colo do útero e de mama; História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas; Aspectos da Trajetória do Controle do Câncer Feminino no Brasil; Ampliação da cobertura da população-alvo com garantia de qualidade e de tratamento; A Telessaúde como ferramenta estratégica em Programas de Saúde Pública; Detecção precoce do câncer de mama: desafios para a Região Norte; O INCA e o Controle do Câncer no Brasil.
No terceiro dia do evento será realizada oficina para avaliação do Encontro de Lideranças do Movimento de Mulheres para o Controle do Câncer do Colo do Útero na Região Norte, realizado em Belém/PA em maio de 2011. Como eventos paralelos haverá a exposição: “Imagens das campanhas educativas de prevenção do câncer do colo do útero no Brasil”; e o lançamento do livro “O Câncer no Brasil: passado e presente”. 
Serviço: 
Data: 20 e 21/6
Horário: 9h 
Local: Fiocruz Amazônia
Rua Terezina, 476 – Adrianópolis, Manaus (AM) 

FONTE: INCA 
http://www.inca.gov.br



Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *