Blog

Destaques do Uranium Film Festival Rio de Janeiro 25 e 26 de Maio

52 Filmes Atômicos de 19 Países no MAM-Rio Cinemateca – 16 a 26 de Maio de 2013

festival-comeca16maio2O Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, internacionalmente reconhecido como Uranium Film Festival, foi criado em 2010, com a primeira edição em Maio de 2011, no Rio de Janeiro. Ele é o primeiro festival mundial de documentários, ficções & animações de curta e longa metragem sobre toda a cadeia da energia nuclear: da mineração de urânio às centrais nucleares e lixo radioativo, das primeiras bombas atômicas às armas modernas fortificadas com urânio, de Hiroshima, Chernobyl à Fukushima. Os grande destaques do festival este ano no MAM Rio são filmes da Rússia, Israel, Índia, Japão, EUA e Alemanha. Além do primeiro filme brasileiro sobre a mineração de urânio na Bahia.

Destaques do Uranium Film Festival Rio de Janeiro 25 e 26 de Maio

Sábado 25 de Maio, 15 h:

DIRETORES INDIANOS NA CINEMATECA DO MAM-RIO DE JANEIRO

Três filmes da Índia estreiam no MAM, “Alta Voltagem” (legenda em português), “Get up Stand up” (inglês) e “Buda Chora em Jadugoda”(legenda em portugues), com a presença de dois diretores indianos.

HIGH POWER. Alta Voltagem. – Sinopse:

Tarapur é o primeiro projeto de energia nuclear civil da Índia, iniciado cerca de 40 anos atrás. O mundo inteiro precisa saber o que realmente aconteceu no local, antes que seja tarde demais. Índia, 2013, 27 min, inglês/legenda português, direção Pradeep Indulkar. Documentário. Classificação indicativa 10.

GET UP STAND UP

– Sinopse: Há anos a população local no Sul da Índia luta contra a construção de uma nova usina nuclear e contra o Governo da Índia. O documentário mostra os altos e baixos deste movimento popular em Kudankulam. Índia, 2012, 34 min, legenda inglês, direção Sreemith. N. Documentário. Classificação indicativa 10 anos.

BUDDHA WEEPS IN JADUGODA. Buda Chora em Jadugoda.

– Sinopse: Em Jadugoda, no Leste da Índia, Estado de Jharkhand, o povo Adivasis está sofrendo. A causa é a mineração de urânio. O filme, que já ganhou vários prêmios internacionais, mostra os impactos da mineração e da radioatividade nu e cru. Índia, 1999, 55 min, inglês/legenda português, direção

Shriprakash. Documentário. Classificação indicativa 16 anos.

Sobre os Diretores Indianos

Diretor Pradeep Indulkar, do filme “Alta Voltagem” (High Power, 2013, 27 min), é engenheiro mecânio indiano e trabalhou durante 12 anos no programa nuclear da Índia. Por coincidência, Pradeep passava as férias da infância na cidade sede do primeiro programa nuclear civil da Índia. Este filme é o retorno dele à cidade, 40 anos depois, e a sua reflexão sobre o que viu. Estréia Mundial.

O Diretor Shriprakash, do filme Buda Chora em Jadugoda (Buddha Weeps in Jadugoda, 1999, 55 min) já levou o Uranium Film Festival para 10 importantes cidades da Índia, no último mês de janeiro. Agora ele desembarca no Rio para participar do festival e traz consigo a exposição fotográfica “Buda Chora”. Shriprakash trabalha há 20 anos com o povo Adivasi que vive perto da mina de urânio em Jadugoda, Leste de Jharkhand, na Índia. O filme está acompanhado de uma exposição fotográfica na Cinemateca do MAM & no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (Santa Teresa).

Domingo 26 de Maio, 14 h

SOBREVIVENTES DAS BOMBAS ATÔMICAS

DE HIROSHIMA E NAGASAKI NO RIO DE JANEIRO

Primeiro será exibido o filme

Nagasaki 1945: O Sino de Ângelus com legendas em português. Ele Retrata o dia 9 de agosto de 1945 e os 40 dias vividos pelo jovem médico Dr. Tatsuichiro Akitsuki, em Nagasaki. Japão, 2005, 80 min, japonês/legenda português, direção Seiji Arihara. Documentário Animação. Classificação indicativa 10 anos.

Após a exibição do filme, o Presidente da Associação Hibakusha Brasil Pela Paz, Sr. Morita, estará presente para conversar com o público. Ele tinha 21 anos quando viu a bomba atômica de Hiroshima explodir em sua frente. Este encontro também contará com a presença da Sra. Watanabe, membro da Associação Hibakusha, e o documentarista argentino Roberto Fernandez, diretor do filme

“8:15 de 1945” – filme sobre as vítimas de Hiroshima que vivem em São Paulo, estreado no Uranium Film Festival de 2012.

APOIADORES & PARCEIROS

O festival é apoiado pela FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, pela Fundação Heinrich Boell Brasil e pelo Istituto Italiano di Cultura Rio de Janeiro. Outros apoiadores são Bar do Mineiro, Armazém São Thiago e Cachaça Magnífica.

Mais Informações:

Uranium Film Festival

Tel: +55 (21) 2507-6704 / +55 (21) 7207-6704

Website: http://www.uraniumfilmfestival.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.