Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Saúde homenageará doadoras em maio

Para marcar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, o Posto de Coleta de Leite Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 18 um evento de confraternização em homenagem às doadoras de Teresópolis. Dramatização sobre o tema, entrega de cestas básicas e distribuição de brindes fazem parte da programação, que acontecerá das 10h às 12h, no Centro Materno Infantil (Av. Lúcio Meira, 1130, Várzea).

“Hoje o Município conta com 25 doadoras ativas, com uma captação média de 25 litros de leite humano por mês. Esse quantitativo não é o ideal, mas importante para suprir uma demanda necessária”, explica a pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão. Ela é a coordenadora técnica e médica responsável pelo Posto de Coleta de Teresópolis, o único oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Teresópolis tem mais de 20 anos de tradição nas ações de promoção, incentivo, proteção e apoio à prática do aleitamento materno e desde agosto de 2011 conta com o Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano. As duas unidades foram implantadas graças às parcerias firmadas entre a Prefeitura, o Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão no Rio de Janeiro e Rotary Club, contando ainda com a cooperação técnica do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira. O Posto de Coleta está instalado no Centro Materno Infantil e tem como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno na cidade, bem como apoiar e orientar as mães com dificuldades quanto à amamentação.

Todo o leite coletado é enviado ao Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é processado e qualificado. Depois de pasteurizado, o produto está pronto para servir de alimento para prematuros e crianças internadas com necessidades especiais.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *