Governo do Estado envia Tomógrafo Móvel para atender Prefeitura de Campos

Equipamento do Hospital Municipal Ferreira Machado apresentou defeito e a Secretaria Municipal de Saúde solicitou apoio do Serviço Móvel do Estado. O Tomógrafo deve ficar na cidade por uma semana, prazo dado pela Prefeitura para conserto do equipamento local. Na sequência, seguirá para Barra do Piraí, onde vai atender pacientes de outros seis municípios da região

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_TomografoMovel_tomografo_tomografo0C48366F_webA partir desta terça-feira (27), o Tomógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) começa a atender a pacientes do município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A unidade ficará no Hospital Municipal Ferreira Machado, na Rodovia BR-101 (antes de atravessar o Rio Paraíba do Sul). O equipamento do Serviço Móvel de Imagem do Governo do Estado estava previsto para estar esta semana em Barra do Piraí, mas precisou ser deslocado emergencialmente para Campos a fim de atender solicitação da Prefeitura local, tendo em vista a paralisação do único equipamento do hospital municipal.

“Este hospital é de extrema importância para a região, por ser o responsável pelo primeiro atendimento de urgência e emergência de vários municípios, não só de Campos. O Hospital Municipal Ferreira Machado está localizado à beira da BR-101, que liga o Sudeste ao Nordeste do país, com grande movimento de veículos. Por isso, o hospital não poderia ficar sem tomógrafo para atender os pacientes e o papel do Serviço Móvel de Imagem do Estado é também atender as necessidades emergenciais”, destaca o coordenador do Serviço na Secretaria de Estado de Saúde, Jorge Ataualpa.

Os pacientes que já estavam agendados para realizar o exame em Barra do Piraí serão contatados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde a fim de reagendar nova data. Todos serão atendidos.

Pioneirismo – O serviço de Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer municípios levando possibilidade de tratamento aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Em março de 2011, a Secretaria de Estado de Saúde passou a contar com uma segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam 71.249 pacientes e realizaram aproximadamente 95 mil exames. Instalado em carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.

Outros serviços móveis – Além do tomógrafo móvel, a Secretaria de Estado de Saúde também dispõe de equipamentos de Ressonância Magnética Móvel – que fica em Nova Friburgo até 19 de junho – e de Mamografia Móvel – em Iguaba Grande até 11 de junho. Juntos, esses serviços já atenderam mais de 30 mil pacientes.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *