Nova Friburgo lança projeto pioneiro para sustentabilidade na área de Odontologia

unnamedO prefeito Rogério Cabral recebeu das mãos do presidente da DRI (Dental Recycling International – Empresa Norte-americana), Marc Sussman, um sistema completo de separadores de mercúrio dos amálgmas dentarios, primeiro passo para a criação da primeira estação de tratamento e reciclagem a ser instalado na rede pública do Brasil. Trata-se de um sistema que garante 95% de eliminação de resíduos do mercúrio.

Segundo o Professor Claudio Fernandes-PhD, UFF- NF (Universidade Federal Fluminense – Nova Friburgo), O amálgama é uma liga metálica formada pela reação do mercúrio com outros metais. Em tratamentos dentários, é usado na restauração e para o preenchimento de cavidades irregulares.

A odontologia é responsável por mais de 50 % das emissões de mercúrio em áreas urbanas. O objetivo do projeto é garantir que os resíduos gerados pela remoção de restaurações de amálgama com defeito sejam eliminados de forma ambientalmente correta e que parte destes resíduos seja armazenado para reutilização em diversos processos.

Despejado no meio ambiente, o mercúrio pode representar vários problemas para a população. A contaminação por ingestão pode ocasionar diarreia, sangramentos e até demência. No sistema nervoso, o produto tem efeitos desastrosos, podendo causar lesões leves e até vida vegetativa ou morte, conforme a concentração.

O Prefeito Rogério Cabral destacou a importância de mais esta parceria com a UFF que vai permitir ao município de Nova Friburgo aprofundar sua participação no projeto de cooperação internacional de Odontologia Sustentável.

A prefeitura utilizará kits para partículas recolhidas durante o processo de inserção/retirada do amálgama. O material recolhido, assim como cápsulas vazias, gaze, sugadores e qualquer outro material que entrar em contato com o mercúrio, será́ armazenado com segurança para a equipe e enviado para reciclagem.

O projeto é liderado pela UFF e prevê ampla cooperação para o desenvolvimento sustentável na odontologia, além de  envolver também a Internacional Academy for Oral Medicine & Toxicology – IAOMT – e a empresa norte-americana Dental Recycling International – DRI – líder global na área de reciclagem.

Além do Prefeito Rogério Cabral, o coordenador de saúde bucal do Município, Dr. Flávio Boaretto Rozado, a Chefe de Gabinete Municipal, Dra. Bruna Macário Cabral, entre outras autoridades, marcaram presença neste evento, durante o qual foi celebrado mais uma parceria de sucesso com a UFF.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *