Postos de Saúde realizam ações em alusão ao Outubro Rosa

621e04774107f8d6d16119a4df4b377b_LA mobilização pelo Outubro Rosa uniu nesta semana equipes de Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde convocaram moradoras das comunidades para palestras, caminhadas e atividades para conscientização sobre o câncer de mama. Nesta semana equipes de três unidades – PSFs Pedras Brancas e Sargento Boening e a UBS do Retiro – promoveram encontros com as mulheres, em iniciativa para ampliar o acesso à informação e orientá-las em relação ao tema.

Paciente da UBS do Retiro há mais de cinco anos, Sônia Regina Cabral Cariello, de 60 anos participou de todas as atividades e estava ansiosa pela palestra. “É muito importante lembrar esta data. Tive caso de câncer na família e quanto mais falarmos sobre o assunto melhor”, disse a aposentada.

Secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo lembrou a importância da conscientização da população. “A disseminação da informação é essencial para que tenhamos mulheres cada vez mais conscientes em relação à importância do autoexame e do exame de mamografia. É importante que procurem o médico, que cuidem da saúde. Quanto mais precocemente o câncer for detectado, maiores são as chances de cura”, lembrou.

As atividades na UBS do Retiro começaram com uma caminhada pelas ruas do bairro. Em seguida, a professora e voluntária da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), Patrícia Portugal, conversou com as mulheres. “Vim contar minha experiência, mostrar o quando é importante fazer o autoexame e descobrir precocemente a doença”, explicou.

No PSF Pedras Brancas, as atividades começaram cedo, com uma aula de dança para a comunidade. Já no PSF Sargento Boenning, além de palestras com as “vitoriosas” da APPO, foram distribuídos brindes confeccionados artesanalmente pelas agentes comunitárias de saúde.

Na próxima semana, as atividades em alusão ao Outubro Rosa acontecem no Posto de Saúde da Família do Alto da Serra. A mobilização começa às 13h no Salão da Igreja Santo Antônio.

FONTE: Prefeitura Municipal de Petrópolis
http://www.petropolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *