Prefeitura inaugura a 61ª clínica da família

Cobertura de Saúde da Família na cidade chega a 35%  

A Prefeitura do Rio inaugurou na manhã desta quarta-feira, 27, a Clínica da Família Ernani de Paiva Ferreira Braga, em Santa Cruz. Com a abertura da unidade, a cobertura de saúde da família da cidade passa a beneficiar 35% dos cariocas – mais de 2,2 milhões de pessoas –, cumprindo meta estabelecida no início da gestão, em 2009, quando a cobertura era de apenas 3,5% da população.  
Em três anos, a abrangência da estratégia foi aumentada em dez vezes, tirando a cidade do Rio da pior posição entre as capitais em cobertura de Saúde. Atualmente, o município ocupa a 15ª posição, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No mesmo período, o Rio de Janeiro passou a ser a segunda capital em número de equipes de saúde da família, com 642. O crescimento foi de 830%.
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann,  inauguraram a clínica, que vai beneficiar cerca de 27 mil pessoas e deve realizar, em média, 3.200 consultas médicas mensais, além de demais procedimentos e serviços. A Clínica da Família Ernani de Paiva Ferreira Braga, construída em parceria com a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), é a 61ª da cidade e a 29ª da Zona Oeste. Na região da AP 5.3, que engloba os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, a estratégia de saúde da família beneficia atualmente 96,4% dos moradores. Em janeiro de 2009, esse índice era de 23%.
“Chegar à meta de 35% seis meses antes do fim do prazo estabelecido não é só gratificante, mas também mostra a competência e a seriedade com que tratamos a saúde no Rio de Janeiro. Muitos consideravam impossível alcançá-la. Os índices comprovam ainda – e mais uma vez – a atenção que dispensamos aos moradores da Zona Oeste ao longo da nossa gestão. Era uma área com poucas unidades e assistência e agora as pessoas podem contar com atendimento de qualidade”, afirma o secretário Hans Dohmann.
Na Clínica da Família, que é a oitava no bairro de Santa Cruz, a população vai contar com oito equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal. Entre os serviços oferecidos estão eletrocardiograma, exames de raios-x e laboratoriais, ultrassonografia, pré-natal, teste do pezinho, vacinação, vigilância em saúde, visita domiciliar, saúde bucal, planejamento familiar, curativos, além de tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e outras doenças.
Na unidade, funcionará também um Centro de Convivência do Idoso com Academia Carioca da Saúde e Sala de Bem Estar, que oferece atividades físicas supervisionadas e atendimento específico para a terceira idade. No centro, há um clínico exclusivo para o acompanhamento ambulatorial e os idosos participam de atividades multidisciplinares com círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia.  
A clínica da família funcionará na Avenida João XXIII, s/ nº, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8 às 12h.


FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *