Gigante farmacêutica será instalada no Rio

Estado será responsável por quase metade das parcerias de produção para o MS

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_IVB_fiocruz_assinaturaNa tarde de ontem, 2 de julho, o Instituto Vital Brazil esteve presente na assinatura do decreto estadual que apoia formalmente a implantação da Bionovis, gigante farmacêutica que tem como missão ser a primeira empresa brasileira especializada em medicamentos biológicos e que terá seis parcerias de produção com o Instituto.

Dados do Ministério da Saúde apontam a necessidade de incentivar o complexo industrial farmacêutico do país em decorrência de seu caráter estratégico para a assistência à saúde como etapa indispensável a assegurar a soberania tecnológica e bem estar social. “A indústria farmacêutica brasileira apresenta grande potencial de desenvolvimento, razão pela qual é beneficiada como setor estratégico da Política Nacional de Desenvolvimento Produtivo”, disse o presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Werneck. Além disso, a Portaria Interministerial N°128/2008 estabelece algumas diretrizes, das quais se destaca a necessidade de dar maior eficiência à produção pública de medicamentos na busca de ampliar o acesso da população.

Segundo o presidente da Bionovis, Odnir Finotti, o estado foi escolhido por oferecer todas as condições técnicas necessárias para a implantação da empresa. “O Rio de Janeiro vive hoje um outro momento de investimentos em tecnologia. Essa iniciativa é vital para a indústria e para o crescimento do estado”, destacou o Governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, ressaltou “o Ministério já tem 100 parcerias de desenvolvimento produtivo (PDPs) assinadas. Cerca de 43% dessas PDPs passarão pelo Rio, parcerias com o Instituto Vital Brazil e a Fundação Oswaldo Cruz”, disse. “Esse é o coroamento de um esforço conjunto”, disse o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

No mundo, a indústria de biológicos movimenta cerca de 160 bilhões de dólares e no Brasil, 6 bilhões de dólares. O Brasil é completamente dependente de importações desses medicamentos, que equivalem a 46% de tudo o que é gasto pelo país em medicamentos importados. Por isso, o governo deverá ser o principal comprador da Bionovis, já que ele é responsável hoje por cerca de 60% de toda a compra de genéricos no país.

A empresa já nasce gigante e tem investimentos previstos de R$ 500 milhões para os próximos cinco anos. O Instituto Vital Brazil será um dos parceiros para desenvolvimento de medicamentos biológicos, junto com Biomanguinhos. Os biológicos que serão produzidos na gigante farmacêutica são: Rituximabe (linfoma e artrite reumatoide), Etanercepte (oncológico), Infliximabe (artrite reumatoide), Cetuximabe (oncológico), Trastuzumabe (oncológico) e Bevacizumabe (oncológico). Os produtos desenvolvidos no Brasil poderão chegar ao mercado em três anos, prazo que expiram as patentes dos medicamentos de referência. Em um ano, o laboratório de pesquisa da companhia também deve estar pronto. Os medicamentos serão vendidos ao Ministério da Saúde para distribuição gratuita aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A produção nacional desses medicamentos deve gerar uma economia de mais de 460 milhões de reais aos cofres públicos, em 5 anos.

Assinatura – A cerimônia reuniu representantes do Governo e empresários. Entre as autoridades, estavam presentes os Secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Vieira, de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, e de Saúde, Marcos Musafir, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o Deputado Estadual Felipe Peixoto, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, os presidente e vice da Bionovis, Odnir Finotti e Fernando Tunes, o presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Werneck, e representantes das empresas que formarão a gigante farmacêutica (EMS, Aché, Hypermarcas e União Química). Além da assinatura que formaliza a criação da Bionovis, foi assinado o termo de cessão do uso do terreno da Fiocruz, em Jacarepaguá, para a construção da unidade fabril.

O Instituto – O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

FONTE: Instituto Vital Brazil
http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *