Secretaria de Políticas sobre Drogas de Nova Friburgo é articuladora para o tratamento gratuito a dependentes químicos

A Prefeitura de Nova Friburgo – região serrana do Rio – através da Secretaria de Políticas sobre Drogas, vem implantando no município uma nova política social que tem como objetivo articular ações de prevenção, cuidado e reinserção relativas à dependência química e ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

A secretaria, criada no início do ano de 2014, é a única efetivamente vigente em todo o estado do Rio e tem uma proposta ampla, que visa desenvolver em parceria com outras secretarias municipais como a de Assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte, e entidades da sociedade civil voltadas para a questão, um trabalho estratégico com ações de enfrentamento ao uso de drogas.

Com um tempo de existência relativamente curto frente a todo o planejamento construído e buscando a ordenação de uma política voltada para a conscientização, o tratamento eficaz e a real inserção no mercado de trabalho, a secretaria atua de forma sistêmica, produzindo um diagnóstico social atualizado, abrangente, e enfatizando o uso de drogas tanto lícitas como ilícitas.

Responsável ainda por articular programas sociais referentes às implicações negativas apresentadas pelo uso do álcool e outras drogas, a secretaria pretende atuar de forma a implementar uma rede de assistência integrada para pessoas com transtornos decorrentes das substâncias psicoativas através dos três eixos principais: prevenção, cuidado e reinserção.

Aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas é, portanto, atribuições da pasta, que, também tem como meta a implantação de uma unidade de acolhimento em Nova Friburgo, com o intuito de prestar atendimento imediato aos dependentes químicos.

Atualmente, em um trabalho parceiro com o Sepredeq – Secretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química – existem três equipamentos de internação e/ou comunidades terapêuticas disponíveis próximas à Nova Friburgo localizadas em Cachoeiras de Macacu, Sana e Paraíba do Sul. Com a parceria, são oferecidas para o município cerca de 70 vagas e todo o custo é integralmente financiado pelo estado.

Fundamentalmente, a secretaria busca ferramentas e elementos que contribuam para o sucesso de seus projetos, incluindo a eficiência da rede de apoio à política de álcool e outras drogas, e a consolidação dos serviços considerados de base. E com isso, aumentando a oferta do tratamento de saúde e a atenção aos usuários de drogas.

De acordo com o secretário da pasta, Antonio Fagundes, resgatar a cidadania e disponibilizar informação são ações que podem colaborar muito para a conscientização do problema. “A construção da secretaria em Nova Friburgo é de grande importância para que possamos avançar de forma mais substancial no trabalho de suporte, mas, prioritariamente, a ideia é desenvolver uma linha estratégica que atenda a este público de maneira eficaz, e, sobretudo, consiga levar orientação para o combate às drogas e o planejamento de um futuro responsável”, destacou o secretário.

O serviço no município é disponibilizado a todos que tenham interesse e, para obter mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 2543-6303 ou se dirigir à secretaria, que fica na Praça Getúlio Vargas, nº 92, 4º andar.

unnamed

Equipe da secretaria engajada no trabalho que visa prevenção, cuidado e reinserção dos usuários de drogas

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *